Desempenho
Carro merece ser chamado de esportivo
Ao entrar no carro, percebe-se que o espaço é bem aproveitado, mesmo no banco de trás, onde dois ocupantes se acomodam com folga. Já um terceiro ficaria apertado e sem conforto. O interior segue o do A3 hatch, com painel de linhas simples e detalhes esportivos como os difusores de ar, o volante e os instrumentos com ponteiros voltados para baixo quando em repouso. No centro do quadro vem o habitual mostrador multifunção, que serve ao computador de bordo e como velocímetro digital, entre outros. Sistemas de áudio, telefonia, navegação e o Drive Select podem ser controlados por teclas e um botão giratório no console central, bem à mão. Este sistema Drive Select, permite que o motorista ajuste pedal, direção e suspensão, além da opção de ajustar o banco do motorista e o espelho retrovisor interno, com antiofuscante automático. A direção com vários comandos, tradicionais em um volante multifuncional, é eletromecânica.
Ao rodar por mais de 150 quilômetros em estradas sinuosas e pela rodovia Castelo Branco, o A3 Sedan mostrou ser firme e rápido como um verdadeiro esportivo. Basta pisar no acelerador para ver o ponteiro do velocímetro subir rápido, praticamente ignorando os quase 1.300 quilos do carro. As trocas de marcha são tão rápidas e suaves que mal se percebem, a não ser pelo conta-giros. Aliviando o pé direito, o silêncio a bordo e a ausência de vibrações são compatíveis com um carro desse padrão o câmbio ajuda nesse quesito, pois a 120 km/h em sétima marcha o conta-giros indica apenas 2.250 rpm. De acordo com os números fornecidos pela Audi, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e chega a velocidade máxima de 235 km/h.
Além de lançar oficialmente o A3 Sedan importado no Brasil, a Audi confirmou que irá manter o preço promocional de R$ 116.400 para o carro até 28 de fevereiro. Após esta data, o modelo fica R$ 10 mil mais caro. Equipado com motor 1.8 turbo de 180 cv e câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas, o modelo tem como principal concorrente no mercado nacional o Mercedes-Benz CLA, com motor 1.6 turbo, de 156 cv, que está sendo oferecido, por enquanto, em versão especial ao preço de R$ 150.900.
De acordo com o presidente e CEO da Audi do Brasil, Jörg Hoffmann, a chegada do A3 Sedan, ainda importado da Hungria, se dá um ano e meio antes da estreia do modelo nacional, que será montado em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, juntamente com o utilitário esportivo Q3. A retomada da produção pela Audi no Brasil está prevista para o segundo semestre de 2015, com o lançamento do A3 Sedan nacional, enquanto o Q3 está previsto para a primeira metade de 2016. "Investimos mais de R$ 500 milhões na nova fábrica. Estamos aqui para ficar e vamos investir muito dinheiro", frisou Hofmann. Até 2020, a intenção é de que a fábrica tenha plena capacidade de produção, da ordem de 30 mil carros, sendo 60% do modelo A3 Sedan e 40% do modelo Q3. Entre os motivos que fazem o país entrar no radar da empresa alemã está o fato de ser o quarto maior mercado automotivo do mundo e a crescente melhora da renda, que deve ampliar o mercado de veículos premium. O plano da marca é aumentar de 27 para 60 o número de concessionárias no Brasil nos próximos três anos. Para isso, a estimativa é de que sejam investidos R$ 300 milhões. A maior parte, de acordo com o executivo, será aplicada pelos próprios concessionários, mas a Audi vai auxiliar na expansão da rede.
Com 4,45 metros de comprimento, o A3 Sedan é apenas 14 centímetros mais comprido que o A3 Sportback de cinco portas; mede 1 cm a mais em largura e 1 cm a menos em altura, mantendo a distância entre eixos. A esportividade está presente no visual. A linha de cintura alta e vincos passam a ideia de movimento e a traseira se destaca com um sutil defletor incorporado à tampa do porta-malas e dupla saída de escapamento. As rodas são de 17 polegadas com pneus 225/45. O porta-malas oferece 425 litros e chega a 880, caso os bancos de trás sejam rebaixados.
Equipamentos
De série, o A3 Sedan oferece sete airbags, sistema start-stop (que desliga o carro em paradas breves), teto-solar elétrico, transmissão de dupla embreagem com borboletas para trocas atrás do volante, freio de estacionamento elétrico, ar-condicionado de duas zonas, banco do motorista com ajuste elétrico, retrovisor interno eletrocrômico e central multimídia com tela de sete polegadas que emerge eletronicamente do painel de instrumentos. Além disso, o modelo tem como opcional o Multimídia Interface (MMI) Touch: um sistema de navegação completo, DVD, capacidade de 40 GB para armazenamento de músicas e um touch pad no qual o usuário pode "escrever", por meio do toque, letras e números. Este sistema opcional acrescenta R$ 9.900 ao valor do carro.
O jornalista viajou a convite da Audi
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