• Carregando...
Sting: sem dom para as rimas | Arquivo Gazeta do Povo
Sting: sem dom para as rimas| Foto: Arquivo Gazeta do Povo

Projeto - Ecotrip explora terrenos difíceis

A Ecotrip surgiu em 2001 pela iniciativa do publicitário José Carneiro de Carvalho Neto, da Xplorar. Trilheiro desde 1991, ele criou a aventura como um produto para a concessionária em João Pessoa (PB). O sucesso levou a montadora a investir num projeto nacional.

Atualmente são oito etapas por ano espalhadas por diferentes regiões do país. "Sempre escolhemos lugares de difícil acesso. Além do passeio, é uma ótima oportunidade de aprender a usar todos os recursos do carro. A técnica de 4x4 pouca gente conhece".

Neto conta que em muitos estados esse tipo de veículo é usado como artigo de luxo e não para a aplicação off-road. "Muita gente coloca um monte de acessórios, mas nunca fez uma trilha", taxou. Na Ecotrip, segundo ele, se o cliente entra com uma nota zero de conhecimento 4x4, no mínimo sairá com 5. "Aqui se você atola, está batizado", resumiu.

Lençóis Maranhenses (MA) – Adquirir um utilitário 4x4 e nunca sentir o gostinho de encarar terrenos off-road é como ter um celular com MP3 player, câmera fotográfica e acesso a internet e só utilizá-lo para telefonar. A sensação de explorar toda a potencialidade do carro e, ao mesmo tempo, desfrutar das belezas que a natureza tem a oferecer é algo apaixonante e única.

Marcas tradicionais do segmento de veículos tracionados decidiram criar oportunidades para que o cliente não tão familiarizado com a condução fora-da-estrada leve o seu 4x4 para a terra, lama e areia, possibilitando conhecer melhor o que ele tem nas mãos. São vários eventos pelo Brasil afora. Na modalidade rali de regularidade os mais famosos são o Toyota Hilux Expedition e o Mitsubishi Cup. Já na linha trilha, onde não há disputa mas o terreno exige bastante do motorista e do veículo, temos a Ecotrip Nissan.

A reportagem da Gazeta do Povo foi convidada a conhecer de perto os desafios da Ecotrip, em sua 36.ª edição, e sentir o que um 4x4 é capaz de encarar. O local escolhido pela Xplorar Turismo do Brasil, empresa organizadora, foram os paradisíacos Lençóis Maranhenses, com suas dunas e terreno de areia fofa. O parque se localiza em Barreirinhas (272 km da capital São Luís).

De Curitiba também partiu um grupo formado pelo empresário Jairo Valente, pelos dentistas Fábio Santos e Cláudio Carvalho e pelo médico José Rubens de Carvalho. Destes, apenas Valente e Santos participaram de um off-road. "Costumo andar só na cidade, quase não uso a tração da minha Pathfinder", comentou Valente. "Nunca senti tanta dificuldade. O movimento de volante é diferente do que em outros pisos, demora mais para responder. A areia exige técnica o tempo todo. Deixou o carro parar, afunda e não sai mais", emendou Santos.

Boa parte dos 20 condutores dos carros da caravana ou era trilheiro inexperiente ou fazia a sua estréia. É o caso do médico paraíbano Guilherme Muniz. Em janeiro deste ano comprou seu primeiro 4x4, uma Frontier cabine dupla. Em sua terceira participação na Ecotrip, Muniz revela que essa foi a mais didática de todas. "Aprendi a usar corretamente a reduzida. Talvez no dia-dia nunca me depare com um trajeto de areia tão pesado, mas se tiver pela frente saberei como agir", destacou o médico, que atolou duas vezes e com a orientação da turma de apoio retirou o veículo do banco de areia.

O advogado e gerente de pós-venda Eduardo Henrique Lopes Carneiro, que atua na equipe de apoio do evento, contou que no último dos três dias de passeio o motorista já aprendeu a dominar o veículo e o terreno. "Ele fica sabendo, por exemplo, que uma vez engatada a reduzida não se pode pisar o tempo todo na embreagem sob o risco de queimá-la. Em areia mais frouxa, o piloto tem de estar sempre acelerando, com o motor cheio. Hesitar é sinônimo de atolar", observou Carneiro.

Segundo ele, aprende-se também que uma vez atolado, não se deve mais acelerar pois isso só fará a roda cavar ainda mais. "Para evitar surpresas, nunca saia para a trilha sozinho. Vá, no mínimo, na companhia de mais dois carros. Leve peças básicas para possíveis quebras, pá, enxada e tenha um rádio-amador instalado", orientou.

Mais informações sobre a Ecotrip no site www.xplorar.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]