O anúncio feito pelo governo federal esta semana de que as alíquotas do IPI (imposto sobre produtos industrializados) irão aumentar a partir da próxima quarta-feira irá significar um reajuste de até 2,2% nos preços dos automóveis repassados ao consumidor. Pelo menos é o que preveem as montadoras. A alteração entrará em vigor em duas etapas: a partir do dia 1º de janeiro e em 1º de julho de 2014.
Contudo, num primeiro momento as altas não devem impactar nos preços dos carros. Os descontos habituais do mês de janeiro, inclusive, devem compensar um possível reajuste. Além disso, as lojas estão com um bom estoque de modelos produzidos antes das novas alíquotas.
A taxação varia de acordo com a cilindrada do veículo. Para os carros populares, com motor 1.0, a alíquota do IPI passará de 2% para 3% e, em julho, para 7%, a mesma que vigorava em 2012. Acima de 1.0 até 2.0 com tecnologia flex, a taxação sobe de 7% para 9 agora e depois chega em 11%, enquanto que no bloco só a gasolina vai de 8% para 10% e depois a 13%. Utilitários terão reajuste de 2% para 3% e em julho sobe para 8% (4% nos comerciais). Caminhões continuam isentos.
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