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O modelo mais cotado para ser o primeiro BMW nacional é o X1 | Divulgação/BMW
O modelo mais cotado para ser o primeiro BMW nacional é o X1| Foto: Divulgação/BMW

A BMW confirmou que pretende construir uma fábrica no país. O anúncio foi feito juntamente com um pedido ao ministro do Desen­volvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, para que o governo reavalie o aumento do IPI para veículos importados.

De acordo com informações da pasta, Pimentel não se comprometeu com a solicitação porque a decisão precisa ser tomada em conjunto com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Ele repetiu aos executivos da fabricante alemã que o governo está disposto a conversar com as empresas que querem investir aqui. Há, assim, possibilidade de flexibilização do au­­mento do imposto.

Representantes da BMW apresentaram dados do setor e sobre o investimento que pretendem fa­­zer no Brasil, como quantidade de recursos a serem aplicados na nova fábrica, estimativa de produção de automóveis e geração de empregos. Enquanto aguarda uma resposta do governo federal, a empresa iniciará negociações com os Estados.

Os primeiros rumores sobre a fábrica surgiram em março, em uma reunião anual que a montadora promove com a imprensa em Munique (Alemanha). Em abril, o presidente da subsidiária brasileira, Henning Dornbusch, afirmou que o Brasil era fortíssimo candidato a receber a planta. O modelo mais cotado para ser o primeiro BMW nacional é o X1. Inicialmente, a planta deverá funcionar no regime CKD – o carro será apenas montado no país com peças vindas da Alemanha. Audi e Mercedes, as maiores rivais da BMW, já fabricaram carros no Brasil.

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