Ao volante
Ronco do V8 é um convite para acelerar
A Chevrolet não mexeu na mecânica do novo Camaro, apenas recalibrou o propulsor para a gasolina brasileira. A reportagem teve a oportunidade de dar algumas voltas no Campo de Provas da Cruz Alta, da General Motors, em Indaiatuba (SP) e sentir a força do tradicional Small Block V8 6.2. O ronco grave é um convite constante para pisar fundo no acelerador. O motor continua a render 406 cv a 5.900 rpm e despejar 56,7 kgfm de torque a 4.600 rpm. Números que fazem o esportivo ir de 0 km/h a 100 km/h em apenas em 4s8 e atingir 250 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente).
O motorista pode escolher entre a comodidade da transmissão automática de seis velocidades ou incitar o carro a retomadas ainda mais vigorosas com opção da troca manual por paddle shift (borboletas) atrás do volante que adotou o visual padrão da GM. Os freios a disco de competição da marca Brembo se encarregam de tirar o ímpeto do cupê quando necessário. Como andamos em uma pista oval, de "retas infinitas", não foi possível verificar com mais detalhe a atuação do controle de estabilidade, mas em nenhum momento ele demostrou querer fugir ao comando, mesmo em alta velocidade.
Astro de cinema
O Camaro não faz sucesso apenas nas ruas. Ele também ganhou status de estrela de cinema como o carro que virava o robô Bumblebee no filme Transformers. O mesmo Camaro amarelo da telona virou um hit sertanejo no Brasil, pela voz da dupla Munhoz & Mariano.
O visual de poucos amigos é um dos motivos que levam o Camaro a atrair tantos olhares nas ruas. Pois a Chevrolet conseguiu deixar o esportivo ainda mais mal-encarado na linha 2014, que acaba de ser lançada no Brasil. O modelo passou por alterações estéticas que visam oferecer mais eficiência para a refrigeração do motor e maior estabilidade em altas velocidades. A novidade estará à venda nas concessionárias no fim de novembro, na versão topo de linha SS e com preço sugerido de R$ 210 mil R$ 7 mil mais cara que a antecessora importada desde 2010.
A Chevrolet manteve o estilo parrudo do carro, mas foi buscar inspiração na primeira geração do muscle car, produzida entre 1967 e 1969, e em outro ícone da marca, o Corvette Stingray, para mexer na frente e na traseira do cupê. A abertura para entrada de ar ficou maior, tal qual é no irmão esportivo, e foi adicionada uma nova saída de ar no capô, agora centralizada. A ideia é esfriar melhor os ânimos do nervoso V8 de 6,2 litros, que desenvolve 406 cavalos de potência, trabalhando em conjunto com a transmissão automática/sequencial de seis marchas.
O para-choque foi repaginado para evidenciar a musculatura do esportivo e passou a trazer um nicho quadrado no lugar do formato redondo para as luzes de neblina. A grade frontal ficou mais fina e menor, para abrir espaço ao novo conjunto ótico dianteiro, com lentes redesenhadas os faróis mantiveram o elemento circular em LED conhecido como "Olhos de Anjo". Já as lanternas em LED voltam a ser divididas em três partes e formando uma única peça, com seguindo o design da primeira geração.
Na parte interna, os bancos dianteiros possuem regulagem elétrica e aquecimento e as laterais das portas trazem iluminação por LEDs. Outra novidade está no head-up display, projeção de dados no para-brisa, como velocidade, que ganha nova coloração. O estilo retrô está presente nas duas molduras quadradas onde ficam os mostradores do painel. Na parte inferior do console central, ainda vão quatro relógios em formato retangular (pressão e temperatura do óleo, voltagem da bateria e temperatura do fluido do câmbio). O ponto negativo e que bem poderia ter sido solucionado pela Chevrolet é a posição da alavanca do freio de mão, localizada no lado direito do console central, o que dificulta seu acionamento. Aliás, um exemplar neste preço merecia o acionamento eletrônico do freio de estacionamento.
Outra novidade é a incorporação do sistema de multimídia MyLink, já encontrado em modelos nacionais da Chevrolet, como Onix e Cruze. A tecnologia permite ao usuário trazer suas músicas, fotos, vídeos e aplicativos do celular para dentro do veículo, além de fazer ligações telefônicas via Bluetooth e por comando de voz. A tela de 7 polegadas é sensível ao toque. Direção elétrica, rodas de liga leve de 20 polegadas, seis airbags, controles de estabilidade e tração, navegação por GPS, câmera de ré integrada e sistema de som de 245 watts com nove alto falantes são outros itens oferecidos.
O Camaro 2014 estará à venda nas cores amarela, vermelha, preta e branca.
Jornalista viajou a convite da Chevrolet
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