• Carregando...
Sheyla Menin diz que já não consegue viver mais sem o sistema auxiliar de estacionamento | Fotos: Hedeson Alves/Gazeta do Povo
Sheyla Menin diz que já não consegue viver mais sem o sistema auxiliar de estacionamento| Foto: Fotos: Hedeson Alves/Gazeta do Povo
  • A câmera instalada logo acima da placa é bastante procurada
  • A boa angulação na captação da imagem permite ampla visão do espaço traseiro do veículo
  • A câmera embutida exige um furo de apenas 2,5 centímetros no parachoque

Aos poucos o avanço tecnológico está tornando alguns acessórios automotivos, antes só disponíveis nos carros luxuosos, em artigos acessíveis ao motorista "comum". Foi assim com o ar-condicionado, a direção hidráulica, os faróis de xenônio, o sensor de estacionamento, entre outros. Agora é a vez de a câmera de estacionamento deixar de ser opção só em importados. Hoje é possível instalar o componente por menos de R$ 400.

De acordo com Henrique Menin, proprietário da Car GPS, em Curitiba, a procura pela câmera ainda é tímida porque muitos consumidores acham que é uma comodidade cara. E não é, pois a importação chinesa tratou de baratear o acessório. "A limitação talvez resida na obrigatoriedade da tela do DVD player, que mostrará a imagem", explica o lojista. O aparelho sonoro, custa, em média, perto de R$ 1 mil.

Existem três tipos de câmeras de estacionamento: a que vai embutida no para-choque; a que é fixada externamente logo acima da placa do carro; e a que fica parafusada na parte interna do vidro traseiro, na mesma posição do "back light" (luz assistente do freio). Todas podem ser instaladas em qualquer automóvel.

O serviço é simples e requer apenas dois fios, um ligado na entrada auxiliar do DVD e outro ao sistema que jogará a imagem na tela assim que o condutor engatar a ré. "A que vai acoplada no para-choque, por exemplo, exige apenas um furo de 2,5 centímetros de diâmetro para a colocação da câmera", diz Menin.

A presença da acessório no carro traz inúmeras vantagens, aponta Maurício Schenfeld, gerente de vendas da Rally Som, na capital. Ele cita a facilidade para efetuar as manobras, especialmente na hora de colocar o veículo numa vaga. "Pelo visor interno, o motorista consegue observar a distância para o outro veículo parado e também do meio-fio", ressalta. Outro aspecto positivo é a possibilidade de evitar o choque com uma moto estacionada ou outro obstáculo. "Pode evitar até o atropelamento de uma criança ou de um animal que esteja passando atrás do carro", enfatiza.

Vagas apertadas nunca mais

A empresária de Curitiba Sheyla Menin, 28 anos, afirma que não consegue mais viver sem o equipamento, colocado na placa do seu automóvel. Ela conta que perdeu o receio de estacionar em vagas apertadas, como as que existem na garagem do prédio onde mora. "Como o meu carro é grande, tinha dificuldades para desviar das colunas. Agora entro e saio rapidamente e sem qualquer problema", relata Sheyla, para emendar em seguida: "Fico com pena dos meu vizinhos quando os vejo sofrendo para efetuar as manobras". Ela aproveitou e instalou também o sensor de estacionamento no para-choque traseiro, que completa a câmera ao alertar, através de um aviso sonoro, a proximidade de um objeto.

O engenheiro Gustavo Henrique Tavares, 42 anos, também da capital, começou a utilizar o equipamento no seu carro há pouco mais de duas semanas. Em fase de adaptação, ele ainda não perdeu o hábito de recorrer aos espelhos retrovisores ou ao movimento de cabeça nas manobras, mas sente que isso é questão de tempo. "A ampla visão periférica que a câmera proporciona dispensa o uso dos espelhos", destaca.

Ele recorda de dois incidentes que poderiam ter sido evitados caso o seu veículo já tivesse com o sistema. "Estraguei o para-choque traseira ao bater num outro veículo no estacionamento. Também quebrei a lanterna naqueles ‘postinhos’ que ficam posicionados na beira de algumas calçadas. O que eu gastei com a troca da lanterna foi maior que o valor da câmera."

Outra vantagem apontada pelo engenheiro é a possibilidade de enxergar os obstáculos mesmo à noite, já que as algumas câmeras oferecem a tecnologia de visão noturna. "Com a câmera de ré, as manobras saem perfeitas, tanto na distância do carro de trás e da guia quanto em relação às faixas que delimitam o espaço de parada", finaliza Tavares, que pôs ainda o sensor de estacionamento.

* * * * * * * *

Serviço

Car GPS – (41) 3339-0034(www.cargps.com.br).

Rally Som – (41) 3225-3537(www.rallysom.com.br).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]