• Carregando...

Como ele chega

* Faróis grandes e com as linhas irregulares do Polo.

* Pára-choques dianteiro com vincos em "W", imitando o formato de asa.

* Capô com vincos suaves e inclinação acentuada.

* Vidro traseiro mais largo e horizontal.

* Lanternas traseiras formadas por dois círculos. Conceito usado na SpaceFox com bolha transparente por fora e luzes que imitam turbinas de jato por dentro.

* Pára-choques traseiro mais vincados que os do Golf europeu, que remetem ao do Fox.

São Bernardo do Campo – À primeira vista a impressão é a de estar diante do Polo. Comparação, aliás, que será inevitável quando começar a ser vendido no fim do próximo mês, já como linha 2008. Mas basta um olhar mais atencioso para perceber que o novo Golf possui traços únicos e ainda inéditos nos veículos da marca alemã.

Na semana passada, na fábrica de São Bernardo do Campo (na Grande São Paulo), um grupo de jornalistas teve o primeiro contato com o modelo, tido pela montadora como o seu principal lançamento em 2007. Foi uma pré-apresentação, onde foram proibidas imagens do carro bem como divulgação de informações detalhadas e test-drive. Mesmo assim, é possível antecipar boa parte de como ficou o médio-compacto da Volks, a ser produzido em São José dos Pinhais.

Não se trata de uma nova geração do modelo, pois as mudanças foram sutis. O que ocorreu foi um pequeno face-lift, feito por designers brasileiros em cima da 4.ª geração – há oito anos no mercado nacional sem grande alterações. Daria para batizá-lo de "geração 4,5", já que traz o desenho do antecessor com as curvas arredondadas da geração 5, vendida na Europa.

Apesar de lembrar a frente do Polo, é justamente a dianteira que o diferencia dos demais produtos da marca. O "V" ressaltado no pára-choques, e comum nos últimos desenhos VW, foi trocado por traços do "W", que acentuam os contornos do pára-choques, unindo-o aos faróis e fazendo surgir o formato de uma asa. O capô ganhou um vinco mais profundo, como no Jetta, e grade com quatro elementos horizontais. Do Polo vieram as linhas arredondadas dos faróis, que ficaram maiores e foram deslocados ainda mais para as extremidades, entrando pela lateral. Isso dá a sensação de que o carro alargou.

A lateral permaneceu intacta, ou quase. A roda recebeu novo desenho. Já o vidro traseiro passou a ter linhas convexas (igual ao do Polo), invadindo as laterais do Golf. A altura dele também diminuiu num efeito chamado de "wide screen" (mais largo e baixo). O conjunto óptico traseiro foi redesenhado e remete aos elementos circulares do SpaceFox. A inspiração teria vindo das "turbinas de um jato". As lanternas também imitam LEDs, com o pisca formando o círculo externo da luz traseira. Por sua vez, a lanterna de ré ficou posicionada na tampa do porta-malas.

Outra novidade é a presença de repetidores de pisca nos retrovisores, recurso usado no Jetta. O interior mudou pouco, pois é considerado pela marca alemã um dos pontos fortes do modelo. Os bancos ganharam dois tons contrastantes que será item de série. Há ainda apoios laterais de braço. O painel traz novo grafismo dos mostradores do painel de instrumentos e computador de bordo. Na versão GTI vem com iluminação branca, em substituição à azul – que permanece nas versões de entrada e intermediária. O modelo também ganhou novos sistema de som (o mesmo do Polo) e volante

As alterações param por aí. Por debaixo do capô continua tudo igual, com o modelo de entrada 1.6 oferecendo motor TotalFlex, de 101 cavalos a gasolina e 103 a álcool. Devido o bom acerto do carro, a suspensão permaneceu intacta, sendo independente na dianteira, tipo McPherson, e com eixo de torção na traseira.

De resto é esperar pelo lançamento oficial daqui dois meses quando serão divulgadas mais informações, inclusive a principal delas: o preço. Diretores da marca garantiram que o consumidor terá um boa surpresa neste quesito.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]