• Carregando...

Carro de colecionador é carro muito bem cuidado. Pintura impecável, componentes originais, motor sempre regulado e, se possível, quilometragem lá embaixo. O curitibano Amauri Bora, de 38 anos, é um exemplo que não foge à regra. Ou melhor, faz dela uma obsessão. Ele possui dois modelos Ford Galaxie/Landau em perfeito estado de conservação. O mais antigo, um LTD 73, na cor ouro libra (amarelo), recebe atenção pra lá de especial. Para se ter uma idéia, assim que adquiriu o sedã, em 2001, lavou-o com água quente para retirar o excesso de sujeira. Foi a única vez que o Galaxie passou por uma lavagem mais rigorosa. "A partir dali, apenas no paninho úmido para não agredir a pintura", conta Bora, que é comprador de carros para a Florença Veículos, concessionária Fiat.

A sujeira, aliás, é uma inimiga que só se depara com o Landau amarelo uma vez a cada dois meses. Nesse intervalo o colecionador mantém sua relíquia protegida na garagem, longe das intempéries do clima. "Saio apenas com céu de brigadeiro", ressalta. O carro fica também suspenso em cavaletes para evitar que os pneus se deformem. "O longo tempo parado pode deixar os pneus quadrados. Os meus são aqueles com faixa branca, difíceis de encontrar por aí", salienta. O pouco uso reflete em impressionantes 33,5 mil quilômetros rodados. "De tão novo, o estepe ainda possui o plástico que reveste a faixa branca", revela.

Apaixonado pelo carro, Bora não permite que outro motorista dirija seu Ford. Quem quiser desfrutar do conforto peculiar do ícone americano e do ronco do motor 292 V8 terá que se contentar em ocupar o lugar do passageiro.

***

LEITOR publique neste espaço a foto e a história de seu carro. Pode enviá-la por carta ou através do e-mail (automobilismo@gazetadopovo.com.br).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]