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O Salão de Genebra é conhecido como a feira dos carros conceitos e inusitados. A edição deste ano, que abriu as portas nesta terça-feira (1.º) e vai até o dia 13, não foge à tradição. E um deles já se candidata a uma das estrelas da mostra. A pequena empresa chinesa TechRules, com sede em Pequim, exibe pela primeira vez ao público o protótipo AT96 TREV, capaz de deixar qualquer marca de superesportivos com inveja. Ele chama a atenção por reunir tecnologia de aviação com a motorização elétrica.

Uma microturbina, inspirada nas turbidas das aeronaves, é utilizada para recarregar as baterias, que por sua vez geram energia elétrica para impulsionar os motores. São mais de 1.030 cavalos de potência, 350 km/h de velocidade máxima e uma aceleração de zero a 100 km/h em apenas 2,5 segundos, segundo testes feitos no autódromo de Silverstone, na Inglaterra, no mês passado.

A microturbina alimenta as baterias elétricas, que por sua vez tracionam o veículos.

Com exceção do consumo de combustível - de 555 km/l, divulgado pela marca -, o desempenho do At96 é o mesmo do Bugatti Chiron, sucessor do icônico Veyron e que também faz sua estreia em Genebra. Não bastasse tal performance, a TechRules ainda informa que o conceito tem uma autonomia de 2 mil quilômetros sem precisar reabastecer - algo inimaginável nos carros elétricos que rodam atualmente e mal conseguem atingir 10% disso.

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Ou seja, a longa distância alcançada com uma única carga só é possível pela atuação da turbina. Por isso, a tecnologia ganhou o nome de TREV (Turbine Recharging Electric Vehicle, ou Turbina de Carregamento do Veículo Elétrico, numa tradução livre).

Dois protótipos do modelo se destacam no estande da companhia chinesa. No modelo mais esportivo, a microturbina funciona com combustível de aviação. Já outra utiliza gás natural ou biogás. Caso o tanque de 80 litros não fosse abastecido com querosene de aviação, a autonomia do conceito seria próximo a 150 km.

O carro é equipado com seis motores, sendo um em cada roda dianteira e dois em cada traseira. O peso é de apenas 1.380 kg, graças à carroceria de fibra de carbono.

A TechRules estuda produzir o superesportivo nos próximos anos, mas também aplicará a tecnologia desenvolvida em modelos compactos urbanos com preços mais acessíveis.

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