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A referência que a maioria dos brasileiros tem do México normalmente está ligada à tequila e à comida muito condimentada. Mas um outro produto vem caindo no gosto dos nossos consumidores. São os automóveis importados daquele país, que chegam com um preço muito atraente, inclusive em relação a modelos nacionais, devido a alíquota zero de importação (nos últimos tempos também por conta da valorização do real).

Atualmente, sete modelos são importados do México: Volkswagen Bora e New Beetle, Dogde Ram, Chrysler PT Cruiser, Honda Accord, Nissan Sentra e Ford Fusion (saiba mais sobre este veículo na contracapa). Além disso, até dezembro a Volks começa a trazer o Jetta, versão sedã do novo Golf (inédito no país) e que virá com preços muito próximos ao do novo Chevrolet Vectra (entre R$ 85 mil e R$ 90 mil).

Paulo Roberto Garbossa, consultor da ADK Automotive, explica que os carros mexicanos chegam ao nosso mercado com um preço muito competitivo graças ao acordo de livre comércio assinado em 2002 pelos dois países. "Como o principal cliente do México é os Estados unidos, o país tem uma grande capacidade de produção de carros médios e grandes. Já nós temos um grande volume de modelos compactos. Com a assinatura do acordo de livre comércio, os mexicanos se transformaram uma boa opção para importação de carros maiores e, nós, por outro lado, passamos a oferecer veículos pequenos a um preço muito competitivo naquele mercado", justifica o consultor.

Opções

Até o mês passado, o Nissan Sentra estava sendo vendido a um preço promocional de R$ 45,3 mil. Graças a esse valor atraente, os estoques do carro acabaram rapidamente e há uma fila de espera para um novo lote, que só deve chegar em 60 dias em Curitiba. Apesar do visual um tanto quanto antiquado (a nova geração será importada apenas em 2007), o Sentra vem bem equipado (conjunto elétrico, ar-condicionado, air-bag duplo, ABS e câmbio automático) e com um motor 1.8 16V de 115 cv.

Um outro Mexicano que desapareceu das revendas por conta da grande procura é a segunda geração do Volkswagen New Beetle, equipada com um motor 2.0 de 116 cv. O nostálgico carro custa a partir de R$ 65 mil (já com conjunto elétrico, ar-condicionado, air-bag duplo e câmbio mecânico). Também há uma versão top por R$ 75 mil, que vem ainda com teto solar, air-bags laterais, bancos em couro com aquecimento e câmbio automático. Além disso, a Volks importa do México o sedã Bora, que possui o mesmo motor do New Beetle e traz itens como conjunto elétrico, ar-condicionado, air-bag frontal, ABS e transmissão mecânica. Vendido por R$ 57 mil, o Bora é oferecido a pronta entrega.

Na mesma linha nostálgica do New Beetle, a DaimlerChrysler traz do México o Chrylser PT Cruiser, que também passou por uma recente reestilização e tem uma fila de espera de 30 dias. O modelo com visual retrô, que custa em Curitiba a partir de R$ 78,9 mil (também há uma versão top de R$ 99 mil), traz um propulsor 2.4 16V de 143 cv e vem desde o modelo de entrada com conjunto elétrico, ar-condicionado, câmbio automático, ABS, piloto automático e quatro air-bags. A DC ainda importa daquele país a picape Dodge Ram, que vem com motorização 2.5 turbodiesel de 330 cv e custa R$ 111 mil (cabine simples) e R$ 140 mil (dupla). De série, vem com conjunto elétrico, ar-condicionado, ABS, piloto automático, air-bag duplo e rodas de liga leve.

Outro "mexicano" é o Honda Accord, que possui as versões 2.0 de 150 cv e V6 de 240 cv. O carro-chefe, é claro, é o modelo 2.0, que custa a partir de R$ 91 mil, já com conjunto elétrico, air-bag duplo, ar-condicionado, bancos de couro e câmbio automático de cinco velocidades. O modelo V6, por outro lado, custa R$ 145 mil e vem ainda com piloto automático, teto solar, computador de bordo, controle de tração, air-bags laterais, piloto automático e controle de som no volante.

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