• Carregando...
Renault Town Car Sedan de Ville, ano 1912 | Divulgação
Renault Town Car Sedan de Ville, ano 1912| Foto: Divulgação
  • Um dos exemplares do Ford T também estava no navio

Neste ano, o afundamento do Titanic completa 100 anos. Mas, na madrugada daquele 15 de abril, não foi apenas o barco que chegou ao fundo do mar. Nos porões do maior e mais luxuoso navio de passageiros da época, estavam dois carros de propriedade de dois membros da elite que faziam a viagem entre Southampton, Inglaterra, e Nova York, nos Estados Unidos.

Segundo o site Auto Cosmos, um desses veículos era um Renault Town Car Sedan de Ville 1912. O modelo era equipado por um motor que gerava 35 cv de potência e era popular entre a elite norte-americana. A documentação da época indica que o Town Car que estava no Titanic havia sido encomendado em 1911 por William Ernest Carter. William, sua esposa e dois filhos sobreviveram à tragédia, destino diferente do reservado ao carro e ao motorista da família.

Uma réplica do veículo de Carter foi feita para ser o cenário da clássica cena de amor de Jack (Leonardo DiCaprio) e Rose (Kate Winslet), os protagonistas do filme "Titanic". Para criar uma cópia idêntica, uma equipe da 20th Century Fox fez uma pesquisa e encontrou uma série de documentos que descreviam em detalhes aquele Town Car Sedan de Ville.

Para a montagem, foi usado um chassi de Ford T. Curiosamente, o segundo veículo transportado pelo navio era o icônico modelo de Henry Ford datado de 1910. O Ford T era impulsionado por um motor de quatro cilindros que garantia 20 cv de potência e a velocidade máxima de 71 km/h. O modelo foi o primeiro carro global que já existiu. Em 1921, ele representava quase 57% das unidades produzidas no mundo. O baixo preço do modelo, graças à produção em série estabelecida por Ford, fez com que ele se tornasse praticamente um carro popular, já que podia ser comprado por quem não era da elite.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]