• Carregando...

O aumento da concorrência no mercado nacional de automóveis está levando à extinção de um tipo de consumidor muito apreciado pelas montadoras: o fiel comprador de uma única marca. Para tentar manter clientes, vários fabricantes estão apostando em cartões de crédito exclusivos. Ford e Renault acabam de entrar neste segmento que já conta com Fiat, Mitsubishi, General Motors e Volkswagen.

Para os consumidores, a vantagem é poder transformar parte das compras feitas através da moeda de plástico em bônus, ou seja, descontos na hora da troca por um carro zero-quilômetro ou quando for fazer alguma revisão ou outro serviço numa concessionária. Cada bônus corresponde a R$ 1 de desconto na aquisição de um veículo novo. Ou seja, se a pessoa acumular 1.700 bônus poderá ter um desconto de R$ 1,7 mil na compra do próximo automóvel. "O segredo, neste caso, é concentrar os gastos num só cartão", salienta Marcelo Apolloni, gerente de novos da CCV Veículos, revenda GM em Curitiba.

O resgate do bônus, no entanto, é um pouco diferente se o dono do cartão de crédito for usar o valor acumulado para conseguir um desconto em serviços ou peças nas autorizadas. No caso da Volkswagen, Ford e GM, por exemplo, cada bônus corresponde a R$ 0,50 (ou seja, apenas 50% do bônus poderá ser utilizado). A Fiat, por outro lado, nem oferece este tipo de benefício para serviços e peças. Apenas a Mitsubishi e a Renault permitem aos clientes dos seus cartões a utilização de 100% do bônus acumulado para abater estas despesas.

Rodrigo Castro, gerente de novos da Barigüi Veículos, concessionária Fiat na capital, alerta que os clientes devem ficar atentos aos prazos de vencimento dos bônus – que normalmente variam de 2 a 4 anos dependendo da montadora. "Além disso, é preciso observar os prazos de uso da carta-bônus emitida para a compra do veículo que normalmente tem prazo de 30 dias", acrescenta ele.

Na prática

Há quatro anos, o vendedor Jefferson Bremer, 38 anos, vem acumulando pontos em seu cartão The GM Card e os resgatando para descontos nas concessionárias da marca. Proprietário de dois Chevrolet Corsa, ele usa o bônus para reduzir a despesa com peças e serviços. "Eu acho bem interessante o cartão, pois além de utilizá-lo no dia-a-dia para pagar minhas compras ainda posso conseguir um bom desconto quando faço a revisão anual de um dos veículos", finaliza.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]