• Carregando...
Sucesso do Onix ajuda a marca norte-americana a voltar ao topo depois de 14 anos. A rival italiana liderava o mercado desde 2003. | Divulgação/Chevrolet
Sucesso do Onix ajuda a marca norte-americana a voltar ao topo depois de 14 anos. A rival italiana liderava o mercado desde 2003.| Foto: Divulgação/Chevrolet

O mercado de vendas de automóveis e comerciais leves (picapes e furgões) tem uma nova liderança: a Chevrolet desbancou a Fiat. A fabricante italiana defendia uma hegemonia de 13 anos - era líder desde 2003, ano em que tomou o primeiro lugar da rival norte-americana.

O principal responsável pelo desempenho da Chevrolet é Onix, o modelo zero quilômetro mais vendido no Brasil pelo segundo ano seguido. Sozinho, o hatch é responsável por 44% dos emplacamentos (153.372) da fabricante, que fechou o ano passado com 345.874 carros negociados.

A Fiat, por sua vez, registrou 304.980 unidades vendidas. E a Volkswagen se manteve na terceira colocação, com 228.456 exemplares.

Top 10

Vendas em 2016

Montadora Carros Fatia (%)
1º Chevrolet 345.874 17,41
2º Fiat 304.980 15,35
3º Volkswagen 228.456 11,50
4º Hyundai 197.850 9,96
5º Toyota 180.416 9,08
6º Ford 180.242 9,07
7º Renault 150.032 7,55
8º Honda 122.541 6,17
9º Nissan 60.908 3,07
10º Jeep 59.046 2,97
Fonte: Fenabrave

Comparado a 2015, o trio acompanhou a retração do setor e emplacaram menos em 2016. A Chevrolet recuou cerca de 45 mil carros, enquanto a Fiat ‘encolheu’ 134 mil veículos, número muito próximo ao da Volkswagen (131 mil). A marca alemã, no entanto, teve divergências com fornecedores e a produção acabou interrompida alguns meses em suas fábricas.

Onix fatura o bi; veja os mais vendidos em 2016

Leia a matéria completa

O destaque foi a Hyundai, que conseguiu pela primeira vez quebrar o domínio das quatro montadoras mais antigas do país. A marca sul-coreana apareceu na quarta colocação, tirando o posto que pertencia à Ford até o ano passada. Esta acabou sendo ultrapassada ainda pela Toyota, caindo para a sexta posição.

A diferença entre a Hyundai (4ª) e a Volkswagen (3ª) foi de apenas 1,54% de participação - o HB20, segundo em vendas no país, garantiu a boa performance da empresa sul-coreana.

Maior diversidade de marcas

Em 10 anos, o trio formado por Chevrolet, Fiat e Volkswagen viu sua fatia de mercado diminuir e a das marcas ‘menores’ aumentarem. De 70,12% do ‘bolo’ em 2006, as três agora respondem por 44,26%, considerando apenas automóveis e comerciais leves.

Em contrapartida, as outras marcas pularam de 29,88% para 55,74% no mesmo período. Reflexo, principalmente, da maior diversidade de marcas abocanhando fatias consideráveis de mercado.

Há 10 anos, a Toyota, com 3,8%, era a quem mais se aproximada da Ford, então quarta, com 11,25%. Em 2016, o grupo intermediário é formado por Hyundai (10%), Toyota (9,1%), Ford (9,1%), Renault (7,6%) e Honda (6,2%).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]