A Chevrolet apresentou nesta quinta-feira (12) no Brasil a nova geração do Onix. O modelo estreia primeiro na carroceria sedã, que agora passa a se chamar Onix Plus - abandonando o nome Prisma.
A mudança faz parte da estratégia da marca em transformar o carro num projeto global - já é vendido na China e chegará a outros mercados em breve.
Enquanto o Onix Plus começa a desembarcar nas concessionárias, a versão hatch, líder de vendas disparado no país, chegará em novembro. A dupla é produzida na fábrica de Gravataí (RS).
A Chevrolet manteve os preços da geração anterior nas versões LT e LTZ, disposta a ampliar ainda mais a hegemonia de vendas no mercado brasileiro, que já dura quase cinco anos.
Só no mês passado o modelo emplacou 22.396 unidades, um recorde desde que o hatch foi lançado em 2012.
A nova geração do Onix é oferecida com os seguintes preços:
HATCH
Nas lojas em novembro
- Onix 1.0: R$ 48.490
- Onix 1.0 LT: R$ 51.590
- Onix 1.0 Turbo: R$ 55.590
- Onix 1.0 LT Turbo: R$ 57.590
- Onix 1.0 LT Turbo AT: R$ 62.890
- Onix 1.0 LTZ Turbo AT: R$ 66.290
- Onix 1.0 Premier Turbo AT: R$ 69.990
SEDÃ
- Onix Plus 1.0: R$ 54.990
- Onix Plus 1.0 Turbo: R$ 58.790
- Onix Plus 1.0 LT Turbo: R$ 61.190
- Onix Plus 1.0 LTZ Turbo: R$ 65.790
- Onix Plus 1.0 LT Turbo AT: R$ 66.490
- Onix Plus 1.0 LTZ Turbo AT: R$ 70.990
- Onix Plus 1.0 Premier Turbo AT: R$ 73.190
AT: câmbio automático
Assim como fez na geração anterior, a Chevrolet mantém a configuração de entrada Joy com a aparência da linha anterior, mas com algumas atualizações pontuais por fora e por dentro.
E ela passa a adotar o visual da reestilização feita em 2016, e não mais o da primeira reestilização em 2013. A identificação "Onix" na tampa do porta-malas deixa de existir.
A segunda geração do Onix exibe a grade frontal dividida em duas seções: uma maior hexagonal integrada a uma menor na parte cima, divididas por uma barra cromada que ostenta a gravata dourada.
Os faróis adotam linhas menos angulosas que os do antecessor. O para-choque traz faróis de neblina e na versão Premier há a presença da luz diurna em led. O visual da dianteira será o mesmo no hatch.
Na traseira do sedã, as lanternas têm formato horizontal inspirado na nova Blazer norte-americana, invadindo a tampa do porta-malas. Na versão Premier, a iluminação é em led. No hatch, as linhas são mais arredondadas que a linha anterior.
A parte de cima da tampa do porta-malas do três volumes exibe uma saliência que simula um aerofólio embutido. As rodas de liga leve podem ser aro 15 ou 16, dependendo da versão.
Cabine mais sofisticada
A evolução na cabine acompanha a modernidade vista do lado de fora. O painel está bem mais destacado, facilitando a visão do motorista.
A central multimídia ocupa uma posição mais elevada na painel em relação à linha anterior e já conta com sistema My Link de 3ª geração. A tela é em estilo flutuante e não mais integrada ao painel.
O quadro de instrumentos resgatou os mostradores convencionais, com o conta-giros e velocímetro analógicos, divididos por uma tela digital com dados do computador de bordo e do marcador de velocidade. Até então, o conta-giros era a analógico, mas o velocímetro, digital.
Outra mudança é na posição das saídas de ar, que desceram do alto do painel para a porção central, abaixo da tela do multimídia. Também trocou o formato quadrado pelo horizontal nas extremidades.
Onix entra na era turbo
A segunda geração do Onix segue a tendência de mercado e vem com a nova motorização turboflex.
O propulsor 1.0 sobrealimentado, com três cilindros, sem injeção direta, rende 116 cavalos e 16,8 kgfm. Ele substitui a 1.4 flex, que entregava 106 cv e 13,9 kgfm.
As opções de câmbio são manual e automático de seis marchas.
Conforme dados do Inmetro, o três volumes faz 15,7/ 10,9 km/litro na estrada e 12,0/ 8,6 km/litro na cidade (gasolina/ etanol). E acelera de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos.
O Onix também será empurrado pelo novo propulsor 1.0 flex aspirado, com três cilindros e 82 cv, gerenciado apenas pela transmissão manual.
Nova geração valoriza a segurança
O modelo ficou mais equipado, especialmente no quesito segurança. A principal novidade é a adoção dos controles de estabilidade e de tração desde a versão LT.
O carro incorpora ainda assistente de partida em rampa, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), sistema de retenção de cadeirinha infantil Isofix e o encosto de cabeça ajustável para os três ocupantes do banco traseiro.
O veículo agrega ainda aço de ultra-alta resistência graças à nova plataforma global GEM, desenvolvida em parceria com a chinesa SAIC.
Com esse pacote o modelo melhorou significativamente a má impressão deixada no teste de colisão do Latin NCAP, quando zerou no ano passado.
Em novo teste feito numa unidade da segunda geração, o modelo obteve nota máxima (cinco estrelas) para a proteção de adultos e crianças.
A lista de novidades inclui itens só disponíveis em carros mais caros, como ar-condicionado digital, chave presencial, que possibilita abrir e fechar as portas e dar a partida por botão com a chave no bolso e carregamento de celular sem fio (por indução).
Boa parte desses itens integram a versão Premier, que traz ainda assistente de estacionamento semiautônomo e alerta de ponto cego, algo inédito para o segmento. O valor do carro, neste caso, sobe para R$ 77.780.
Porte maior para mexer com o Virtus
O novo Onix Plus tem porte maior que o Prisma, que o aproxima dos compactos "premium", como Volkswagen Virtus, Fiat Cronos e Toyota Yaris Sedan.
São 4,47 metros de comprimento e 2,60 m de entre-eixos, contra 4,27 m e 2,52 m do Prisma, respectivamente. Os números são quase iguais aos do Cobalt, que, por ora, não será aposentado, garante a Chevrolet.
Já as do hatch só saberemos mais próximo do lançamento, mas o carro também cresceu para atrair clientes de VW Polo, Toyota Yaris e Fiat Argo.
A capacidade do porta-malas do sedã é de 469 litros
Wi-fi 4G para navegar a bordo
A Chevrolet foi a primeira marca no Brasil a oferecer o pareamento do celular com o sistema de som do carro via Bluetooth. E também passa a ser pioneira em disponibilizar wi-fi com internet 4G a bordo num modelo compacto.
O Onix recebe a tecnologia que está presente na reestilização do Cruze, que também estreia nas lojas neste mês de setembro.
Segundo a marca o sinal do wi-fi nativo no veículo é 12 mais estável do que numa conexão comum de smartphone, o que evita quedas em localidades onde o sinal é fraco, como rodovias.
O acesso ocorre em alta velocidade por meio de uma conexão com um chip da Claro, pareando até 7 dispositivos simultaneamente.
O wi-fi pode ser usado até fora do veículo, com uma área de abrangência de até 15 metros. Por exemplo, pode ser usado numa casa de praia onde não há internet disponível.
Além de permitir navegar em sites e redes sociais pelo smartphone, a novidade pode ser usada ainda para atualizar os software do veículo.
A comodidade, porém, é paga. A Chevrolet oferece uma degustação nos três primeiros meses após a compra do carro, com 3 GB de limite nos dados.
Depois, o serviço será cobrado mensalmente: a partir de R$ 29,90, para um plano de 2 GB, com navegação e música. Haverá ainda outros planos, de 5, 10 e 20 GB, mas os valores ainda não foram revelados.
Não será possível trocar a internet para outra operadora, uma vez que o chip vem soldado no veículo para garantir o serviço exclusivo da Claro.
O Onix ainda conta com o sistema OnStar, capaz de identificar que o veículo se envolveu em um acidente e contatar a central 24h para providenciar resgate automático, se necessário. Há também assistência na recuperação veicular em caso de roubo ou furto e apoio a problemas mecânicos cobertos pelo Chevrolet Road Service.
*O jornalista viajou a convite da Chevrolet
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