A Citroën comemora em 2019 o seu 100º aniversário. E para marcar o ano festivo lança série especial alusiva à data. Chega às lojas a edição Origins para os modelos C3, C4 Lounge, Aircross e C4 Cactus.
Serão apenas 550 unidades ao todo para tornar os modelos quase exclusivos nas ruas: 300 do C4 Cactus, 100 do C3, 100 do Aircross e 50 do C4 Lounge. SUV e sedã equipados com o motor 1.6 THP (turbo), de 173 cv, e hatch e monovolume com o 1.6, de 118 cv, todos associados ao câmbio automático de 6 marchas.
As novidades são baseadas nas versões topo de linha de cada modelo e devidamente adesivados com a inscrição '100 anos', acompanhada do duplo Chevron, símbolo da marca francesa.
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Ainda há o revestimento interno personalizado com costuras douradas e pintura bicolor para o C4 Cactus e Aircross. As rodas no C3 e Aircross são escurecidas, no C4 Catus, pretas, e no C4 Lounge, diamantadas.
A marca oferece como brinde ao comprador um cachecol comemorativo, que também está disponível à venda na rede Citroën.
Modelo | Preço |
C3 Origins | R$ 71.790 |
Aircross Origins | R$ 74.490 |
C4 Cactus Oringis | R$ 104.490 |
C4 Lounge Origins | R$ 107.490 |
"Se formos pensar em quantas marcas conseguem alcançar os 100 anos de existência, não conseguimos encontrar muitas. Se procurarmos as que se guiaram pela inovação e reinventaram todo o seu setor, as opções são ainda mais limitadas. E assim foi a história da Citroën, da qual nos orgulhamos muito. Mesmo assim, somos uma marca inquieta e já estamos pensando nos próximos 100 anos."
Ana Theresa Borsari, diretora geral da PSA Peugeuot-Citroën no Brasil.
A montadora também anunciou ações para fomentar as vendas e a imagem da marca no país. Além de buscar a melhoria no seu pós-venda, irá dobrar a quantidade de concessionárias no Brasil até 2023, com presença em quase todo o território brasileiro.
E que a estratégia é lançar um novo produto inédito no mercado nacional nos próximos quatro anos. A primeira novidade será o C5 Aircross, apresentado no Salão de Paris, em 2018. A estreia está prevista para 2020.
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Ele ocupará a lacuna deixada pelo C4 Picasso, que, ao lado do Grand C4 Picasso, não será mais importado da França. Ficará posicionado acima do C4 Cactus, na mesma faixa do 'primo' Peugeot 3008. Inclusive, deve repetir a motorização: o 1.6 THP, associado ao câmbio automático de 8 velocidades.
Outro cotado a surgir em nosso mercado é o novo crossover da marca inspirado no C3 europeu, que ficaria abaixo do C4 Cactus.
O carro ainda está sendo desenvolvido na Índia para os mercados emergentes, com previsão de lançamento lá fora em 2021.
Os motores cogitados no mercado externo são o 1.2 a gasolina, de 84 cv (aspirado) e 112 cv (turbo), além do 1.5 turbodiesel.
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Fala-se ainda numa renovação da linha nacional, com uma nova família de compactos feitos em solo brasileiro, substituindo o C3 produzido em Porto Real (RJ), além de um sedã menor que o C4 Lounge. A marca já adiantou que o C3 europeu não virá.
O investimento da Citroën numa nova fase de Brasil já começa a surtir efeito, pelo menos no quesito de atendimento pós-venda. Em recente pesquisa anual divulgada pela consultoria J. D. Power, a empresa apareceu na quarta posição no índice de satisfação dos clientes, num total de 15 marcas avaliadas.
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