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A nova geração do Honda Civic, que acaba de ser apresentada em fotos nos Estados Unidos, já está pronta para ser produzida na fábrica da marca japonesa em Sumaré, em São Paulo, e vai aparecer no mercado nacional até abril de 2006. Com este novo carro, a Honda quer recuperar o terreno perdido para o seu maior rival, o Toyota Corolla, e ainda contar com armas suficientes para encarar o Novo Vectra e o Renault Mégane II. Só pelo visual do novo carro, percebe-se que a briga é de "gente grande".

O novo Civic brasileiro será igualzinho à versão sedã que começa a ser produzida no mercado norte-americano, onde o lançamento está marcado para janeiro. Por lá, vai haver ainda um cupê, que não chegará aqui. No Japão, o sedã também será o mesmo. Só na Europa é que o Civic será diferente, fato que já vinha acontecendo nas gerações anteriores do carro.

Arrojado

O sedã japonês ganhou um desenho bem mais arrojado. Na frente, chamam a atenção os novos faróis, mais estreitos; a grade com uma barra horizontal cromada; e o pára-choque maior, que incorpora uma tomada de ar na parte inferior. De perfil, percebe-se as linhas mais curvas e acentuadas da carroceria, que deixaram a traseira quase do tipo fastback. A traseira ganhou lanternas bem mais atuais: o desenho acompanha o recorte do pára-lama e do pára-choque traseiro. Por dentro, o painel também está mais arredondado (sendo que alguns instrumentos, como velocímetro e marcador de combustível ficaram numa posição mais elevada), o volante é de dois raios (com comandos do som e do controle de velocidade) e o interior ganhou detalhes em cinza no console, volante, freio de estacionamento e maçanetas de porta. Em relação ao modelo vendido atualmente, o maior destaque é o aumento de oito centímetros no entre-eixos, o que se reflete em mais espaço interno e estabilidade: serão 2,70m no modelo da Honda, exatamente a mesma distância do novo Vectra, que vem sendo anunciado como um modelo de categoria superior. No Toyota Corolla, a medida é de 2,60m, enquanto no Astra é de 2,61m.

Em relação a motorização, no lugar dos motores de 1,7 litro (de 115 e 130cv) oferecidos atualmente, o sedã vai contar com um novo 1,8 litro, de 140 cavalos. O sistema de comando variável de válvulas, batizado de i-VTEC, ficou ainda mais rápido e inteligente, o que, segundo a fábrica, permitiu o aumento de desempenho com redução de consumo. Os motores dos Civic vendidos aqui virão do exterior e serão montados em Sumaré. No início, não haverá versão flex para o mercado nacional.

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