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O CLA é o terceiro modelo da nova família de compactos da Mercedes-Benz | Divulgação
O CLA é o terceiro modelo da nova família de compactos da Mercedes-Benz| Foto: Divulgação

Avaliação

Motor e câmbio são bem entrosados

As duas pessoas que estão na frente não podem reclamar do conforto, que ainda poderia ser melhorado: o ajuste do banco é manual e o ar-condicionado não é dual zone. Os passageiros de trás também não podem ser altos, caso contrário, ficarão curvados. Mas, basta ligar o motor, que estes pontos negativos são substituídos pelo ronco do turbo. O que chama a atenção não é seus quase 160 cavalos, mas sim a faixa de rotação entre 1.250 e 4.000 rpm do torque de 25,5 kgfm, que movimenta o carro com vigor, e também pelo trabalho do câmbio de dupla embreagem que troca muito rápido as marchas. Característica do fabricante alemão, a transmissão é acionada através da pequena alavanca localizada atrás da direção.

O motorista conta ainda com a opção de trocas manuais por meio da borboleta através do volante e no painel, também há a opção para configurar a condução entre os modos manual, econômico e esportivo. Neste último, tanto a direção como a suspensão ficam mais duros para garantir a estabilidade do veículo. De acordo com os dados do fabricante, o CLA acelera de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e atinge 223 km/h de velocidade máxima.

São Paulo – "O Mercedes que seu pai talvez não dirigiria". Está é a definição da própria Mercedes-Benz em relação ao sedã compacto CLA que está chegando ao Brasil, e com o qual a marca alemã tenta conquistar um público mais jovem. O modelo será oferecido apenas na versão Turbo First Edition, edição especial de lançamento, pelo preço de R$ 150.500. O preço assusta, já que é superior a de um Classe C, mas, neste caso, a estratégia é atrair consumidores ávidos por novidades. Apenas 1.400 unidades devem ser vendidas ao longo de 2014, nem todas, porém, serão da First Edition, já que outras versões devem aparecer nos próximos meses.

Importado da Alemanha e carregado de jovialidade, o cupê de quatro portas está muito bem equipado em itens de segurança, tecnologia e conforto. É o terceiro integrante da família de compactos da Mercedes. Antes vieram o hatch Classe A e o monovolume Classe B. Seu motor é 1.6 turbo de 156 cv de potência, associado à transmissão automática de dupla embreagem 7G-DCT (sete velocidades).

Com visual ousado e jovial (a começar pela ausência de coluna central entre as janelas laterais), o CLA tem um ótimo coeficiente aerodinâmico (0,23). Suas dimensões são: 4,63 metros de comprimento, 2,03 de largura, 1,43 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. O porta-malas comporta 470 litros.

Suas características marcantes incluem capô com saliências destacadas incorporado na dianteira e grade com contorno em forma de diamante. Os faróis são bixenônio e vêm com LEDs de condução diurna. Suas rodas são de liga leve de 18 polegadas com cinco raios duplos.

A curvatura do teto e a traseira passa uma ideia de esportividade. Há ainda um grande teto solar panorâmico deslizante/oscilante. O conjunto consiste de uma cobertura fixa de policarbonato na dianteira, um elemento móvel de cristal mineral e frisos laterais combinando com o visual do vidro. A superfície transparente se estende do para-brisa dianteiro à janela traseira. Há uma tela de isolamento que entra em ação ao toque de uma tecla.

No interior, o carro traz um display com 17,8 centímetros, ao centro, com painel dianteiro em laca black piano e moldura prateada e, além de permitir controlar várias funções do carro, como o ar-condicionado digital, integra o Comand Online, que oferece navegação por GPS e acesso à internet por meio de browser e aplicativos da Mercedes-Benz. O sistema aceita DVD, CDs, dispositivos USB e SD Card. A conexão Bluetooth permite integrar todas as funcionalidades de telefones celulares e a execução de músicas por streaming.

O carro tem sete airbags. Além dos dois dianteiros, para motorista e passageiro, há dois laterais na frente, airbags tipo cortina, que protegem as quatro janelas, e um airbag especial para proteger os joelhos do motorista.

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