• Carregando...
Em média, 50% dos candidatos reprovam na prova teórica para tirar a CNH. | Detran/ Divulgação
Em média, 50% dos candidatos reprovam na prova teórica para tirar a CNH.| Foto: Detran/ Divulgação

Passar no exame teórico do Detran para conquistar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não é um bicho de sete cabeças, mas os números revelam a dificuldade que muitos encontram para ir bem na prova. 

Em média a taxa de reprovação atinge 50% dos candidatos logo na primeira tentativa, dependendo da região do país.

O  alto índice é justificado, principalmente, pela falta de preparo dos candidatos, que estudam sem entender o conteúdo e se preocupam em decorar. 

>> Os melhores carros para aprender a dirigir


O nervosismo também vira inimigo em potencial na hora da prova. Caso seja reprovado, a pessoa deve esperar 15 dias para pagar uma nova taxa e remarcar a avaliação.

Para facilitar a vida do postulante à CNH, a Tecnodata, empresa que desenvolve programas educacionais para a prevenção no trânsito,  e o site especializado Portal do Trânsito montaram uma lista com dez dicas para passar no teste de primeira. 

>> Nova CNH vai virar ‘cartão de crédito’ e pode ter validade mais longa

1. Como é a prova

A prova teórica no Detran possui 30 questões, com duração de 1 hora para respondê-la.
Detran / Divulgação

Em boa parte do país, a prova teórica é dividida em 30 questões objetivas, múltipla escolha, com apenas uma resposta correta. As questões são distribuídas, proporcionalmente, ao número de aulas de cada conteúdo no curso teórico. 

São 12 perguntas de legislação (incluindo infrações e sinalização), dez de direção defensiva, três de primeiros socorros, três de cidadania e meio ambiente e duas de mecânica básica.

Para conquistar a aprovação, o candidato precisa acertar 70% da prova, o que equivale a 21 questões (caso o total seja 30). A duração do exame é de 1 hora.

2. Atento às aulas teóricas 

Durante o curso teórico é obrigatório cumprir todas as 45 horas/aula. Apesar de soar óbvio, aproveite os momentos em sala para realmente aprender e não se deixar distrair por pensamentos fora dali.

Fique atento às dicas, indicações de sites e materiais complementares. Também anote as dúvidas e procure saná-las durante a aula ou no fim dele. 

Evite marque a prova se ainda houver dúvidas sobre o conteúdo apresentado. 

>> Fim da novela: placas padrão Mercosul começam a vigorar no Brasil

3. Faça o dever de casa

O estudo não deve se limitar a sala de aula. Leia a apostila antes de ir para o curso, destacando o que considera mais relevante e as dúvidas para serem esclarecidas pelo instrutor. 

Após as aulas, reveja o conteúdo. Aproveite e confira se o CFC em que está matriculado não tem materiais para empréstimo ou venda.

4. Reforce o conteúdo mais difícil

Geralmente a prova costuma abordar algumas questões que são mais complicadas para o senso comum, às vezes em formato de pegadinhas. 

Por isso, durante o curso teórico identifique quais conteúdos são mais fáceis ou difíceis para você. Dedique mais tempo àqueles que não compreendeu direito e teste seus conhecimentos antes com provas específicas desses assuntos.

5. Leia bastante para melhorar a interpretação de texto

Um dos principais responsáveis pela reprovação dos candidatos é a dificuldade em interpretar as questões. Ao não entendê-la, fica mais difícil respondê-la. 

Para melhorar a interpretação, é ideal ler a apostila do curso e outros materiais. A leitura ajudará a se familiarizar com a linguagem e os termos técnicos. Acredito, isso fará diferença na hora do exame. 

6. Simulados antinevorsismo

É possível encontrar vários aplicativos que oferecem simulados das provas do Detran.
Google Play​/ Reprodução

Quem já fez vestibular sabe da importância de realizar simulados. São eles que fixarão melhor o conteúdo e darão segurança, principalmente, para diminuir e controlar o nervosismo. 

No simulado, o postulante conhecerá o estilo das questões. E não espere o fim do curso para testar seus conhecimentos. Faça durante as aulas para se habituar à linguagem e rever conteúdos que podem não ter ficado tão claros. 

Pergunte ao instrutor sobre materiais específicos para essa prática, lembrando que a maioria dos Detrans disponibiliza simulados das provas em seus sites (veja um exemplo do Detran-PR) e também há vários aplicativos para celular.

7. Não agende a prova se estiver inseguro

Se ainda existem dúvidas sobre algum conteúdo é melhor não arriscar. É melhor estudar um pouco mais e deixar para marcar o exame quando estiver seguro. 

Nesse momento vídeos, banco de questões, provas específicas, simulados, entre outras ferramentas podem ajudar. Converse com os o instrutor ou pesquise na internet, há muitas opções.

8. Releia as perguntas na hora da prova

Muitos candidatos têm pesadelos com as famosas pegadinhas. O remédio para não cair em uma é combinar calma e concentração. 

Preste atenção aos enunciados para entender o que realmente está sendo pedido. Leia duas, três, quatro vezes, ou quanta vezes for necessário e tente identificar a alternativa que corresponde ao que foi perguntado. Não aja pelo impulso em terminar o exame de uma vez.

9. Vá nas perguntas mais fáceis primeiro

Antes de começar a responder o exame, o ideal é ler todas as questões e identificar quais você tem certeza da resposta. Só tenha calma para não se confundir e cair nas pegadinhas. 

Feito isso, administre o restante do tempo para analisar as questões que restaram. Leia com calma até não ter mais dúvida da resposta correta. O exame teórico tem duração de 1 hora.

10. Planejamento e boa noite de sono

A boa alimentação e uma boa noite de sono às vésperas da prova é tão importante quanto seguir as nove dicas anteriores. 

Além disso, planeje o dia prova com antecedência. Confira o endereço e saia de casa mais cedo, para não se atrasar. Mantenha a calma e evite estudar minutos antes do exame. 

Se possível, faça exercícios de relaxamento para diminuir a tensão enquanto espera o exame. Na hora da avaliação, preste atenção nas orientações dadas pelo instrutor, respire fundo, concentre-se na prova.

Não se preocupe se alguém terminar antes que você.  Fique atento ao tempo e, é claro, responda todas as perguntas. 

SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTA
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]