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Dizem por aí que comprar pneu para o carro é igual escolher um sapato: vale o que oferecer um solado mais resistente e duradouro. Marcas e modelos é que não faltam. Aos poucos, porém, o consumidor está agregando mais vantagens na hora de escolher o produto. Hoje, a quem busque "calçar" seu veículo com um pneumático compatível à utilização do automóvel e à forma de dirigir.

A tecnologia empregada no desenvolvimento dos pneus faz com que surjam modelos com características específicas para cada tipo de condutor e piso. "Se você escolher o pneu correto às suas necessidades obterá maior resultado na quilometragem, no conforto e na estabilidade. Além disso, ganhará em performance e aceleração", enfatiza Fernando Luís Moreira, gerente da Ingo Hoffmann Pneus, no Parolin, em Curitiba.

Na verdade, os fabricantes de pneus acompanharam a evolução dos veículos, já que esses incorporaram um ampla lista de acessórios e, conseqüentemente, ficaram mais pesados. As marcas tiveram de se mexer e fazer produtos mais seguros e confortáveis. A evolução trouxe o pneu radial (sem câmera de ar) no lugar do diagonal (com câmera) e o composto de borracha revestido com sílica, que permite o pneu deslizar mais rápido no solo, reduzindo o consumo de combustível e a emissão de dióxido de carbono em até 10%. "A sílica também evita a propagação de cortes e trincas, aumentando a resistência à abrasão e à laceração do pneu", ressalta Paulo Renato de Paiva Rosa, chefe de oficina da Pneumar.

Veio ainda a banda de rodagem com desenho assimétrico, lançada pela Continental e adotada pelas demais marcas. "A inovação reduziu o desgaste irregular, baixou o nível de ruído e trouxe melhor aderência, principalmente em piso molhado", diz Gilsiomar Gude, instrutor técnico da Dpaschoal. E finalmente as inúmeras as tecnologias desenvolvidas pelos fabricantes para aprimorar o desempenho e a longevidade do equipamento.

Confira abaixo modelos desenvolvidos por alguns fabricantes de pneus, observando suas características, aplicabilidade e os preços (por unidade) praticados em lojas de Curitiba.

Passeio

GoodyearA marca norte-americana lançou o GPS 3 Sport em substituição ao GPS 2. O modelo traz um moderno desenho da banda de rodagem, batizada pela marca de Bubble-Blade TM. Segundo a Goodyear, essa tecnologia é capaz de conseguir ótima tração e grande capacidade de frenagem sem comprometer a dirigibilidade. Destaque: Proteção dupla contra cortes, impactos e fricções laterais. Aro: 13" a 15". Preço: a partir de R$ 145 a R$ 204.

MichelinO modelo XH-AS é considerado pela fabricante francesa a evolução mais resistente do seu antecessor XT-AS, primeiro pneu construído especialmente para as estradas brasileiras. A banda de rodagem é bastante recortada, com três canais longitudinais, diversos sulcos laterais e ranhuras mais profundas.Destaque: Composto de borracha que diminui as emissões de gases poluentes e economiza combustível. Aro: 14" e 15". Preço: R$ 180 a R$ 400.

PirelliA marca italiana oferece o Cinturato P4, usado como original de fábrica por montadoras como Honda, Peugeot, Ford, GM, Fiat e Volkswagen. O modelo Pirelli possui um desenho de banda de rodagem e flanco moderno e inovador, o que o torna um dos pneus mais bonitos do mercado.Destaque: Cinturas e carcaça feitas com materiais refinados que dão maior conforto ao dirigir. Reforços laterais em todo o flanco. Aro: 13" a 15". Preço: R$ 137 a R$ 265.

BridgestoneO Potenza RE 740 adota a tecnologia Uni-T, um mecanismo que permite o pneu suportar temperatura superior a 100° C. Segundo a japonesa Bridgestone, isso proporciona melhor conforto e segurança ao rodar em situações extremas. Destaque: O composto da banda de rodagem com tecnologia LLCarbon confere maior resistência a rachaduras, lascamentos e desgaste excessivo. Aro: 13" e 14". Preço: R$ 150 a R$ 224.

ContinentalO ContiEcoContact EP recebeu o conceito Flat Belt – conjunto de cintas de aço mais planas que contorna o pneu aumentando a área de contato do mesmo com o solo, reduzindo o seu raio de rodagem. Segundo a marca alemã, o resultado é um desgaste homogêneo e muito mais lento. Destaque: O novo composto da borracha aumentou a aderência ao solo, diminuindo a distância de frenagem. Aro: 13" a 14". Preço: R$ 139 a R$ 209.

Esportividade

GoodyearA linha Excellence, lançada no ano passado, é uma evolução do Eagle NCT5. Segundo a marca, o novo pneu é cerca de 10% mais silencioso que a média dos concorrentes. As laterais utilizam o composto Permablack, que evita a aparência ressecada e têm mais borracha perto do aro para proteger a borda da roda. Destaque: Banda com canaletas bem largas,formado por quatro raias, que permitem escoamento mais rápido de água. Aro: 14" a 18". Preço: R$ 241 a R$ 375.

MichellinO Pilot Exalto 2 foi desenvolvido para ter um bom desempenho em piso úmido. De acordo com a marca, oferece respostas rápidas às solicitações (aceleração, frenagem etc.), precisão na condução, aderência em curvas e menor distância de frenagem.Destaque: É revestido pelo composto de borracha ALM (Aderência e Longevidade Máxima), utilizado nos pneus de competição, que, segundo a Michelin, garante uma vida útil de 15% a 45% mais longa que o antecessor, o Pilot Exalto. Aro: 15" a 17". Preço: R$ 340 a R$ 790.

PirelliA banda de rodagem do pneu P7 possui três raias longitudinais contínuas que possibilitam uma maior área de contato do pneu com o solo. A que está localizada no lado externo de montagem é a mais larga, garantindo uma maior aderência em curvas. Destaque: A área da banda de rodagem é maior e melhor distribuída para um melhor escape de água, diminuindo o risco de aquaplanagem. Aro: 15" a 17". Preço: R$ 250 a R$ 630.

Bridgestone Assim como os demais modelos da família Potenza, o G III foi trabalhado sob o sistema Uni-T, que aumenta o contato com o piso em situações extremas (manobras, freadas e acelerações bruscas). Baseado em experiências na F-1, foi projetado para aumentar a esportividade do veículo. Destaque: O desenho da banda de rodagem uni-direcional facilita aderência em pisos molhados, diminuindo o risco de aquaplanagem. Aro: 14" a 16". Preço: R$ 228 a R$ 1.075.

ContinentalO ContiPremiumContact 2 possui um perfil novo de blocos 3-D, com um lado mais superficial e o outro íngreme. Essa tecnologia se traduz em escoamento de água mais eficiente, como um efeito de redemoinho, reduzindo o risco de aquaplanagem.Destaque: Ombro externo da banda de rodagem é compacto, possuindo número reduzido de blocos e lâminas circunferenciais, que aumentam a estabilidade nas curvas. Aro: 15" e 16". Preço: R$ 295 a R$ 684.

Superesportividade

GoodyearO Eagle F1 GSD3 traz um desenho de rodagem unidirecional com canais de escoamento em "V", para melhor escoamento da água. Vem com cintas de aço de alto grau de tensionamento que possibilita resposta direcional e resistência a impactos. Destaque: As cintas espirais de aramida, que deixam o pneu mais leve, garantem rodar macio e resistência em alta velocidade. Aro: 15" a 18". Preço: R$ 412 a R$ 826.

MichellinO Pilot Sport 2 adota a tecnologia VCP (variable contact patch), que, de acordo com empresa, faz com que área de contato da superfície do pneu com o solo em reta seja a mesma nas curvas acentuadas. Possui escultura mais rígida para resistir às deformações, resultando num baixo nível de desgaste. Destaque: Emprega inovações tecnológicas resultantes da parceria com a F-1. Aro: 17" a 20". Preço: R$ 1.000 a R$ 2.700.

PirelliO PZero System Direzionale possui um desenho direcional da banda de rodagem em forma de ponta de flecha. Esse conceito melhora a capacidade de drenagem da água, assegurando resistência à aquaplanagem, que é mais comum ocorrer em carros de alta performance equipados com largos pneus dianteiros. Destaque: Os largos canais longitudinais permitem boa expulsão de água mesmo em altas velocidades. Aro: 15" a 18". Preço: R$ 1.000 a R$ 1.200.

BridgestoneO Potenza S-03 é voltado para a melhoria do desempenho em veículos esportivos. Esse ganho, segundo a fabricante, é resultado da tecnologia LLCarbon, encontrada no composto de rodagem, que proporciona maior economia sem a perda da performance. Destaque: Os blocos direcionais na banda de rodagem oferecem eficiência em piso molhado e um rodar macio e silencioso. Aro: 16" a 17". Preço: R$ 1.200 a 1.880.

ContinentalO ContiSportContact 2 possui um composto formado por uma rede flexível e outra firme. A flexível assegura a transmissão de força entre o pneu e a superfície do piso, gerando melhor aderência ao solo, enquanto que a rede mais firme fornece a rigidez para a estabilidade nas manobras. Destaque: A combinação de lâminas contínuas mais duras com o composto de borracha macio eleva a quilometragem do pneu. Aro: 16" a 18". Preço: R$ 445 a R$ 1.344.

Lojas pesquisadas: Dpaschoal (loja Kennedy) – Fone: (0XX41) 3334-4037; Ingo Hoffmann (loja Parolin) – Fone: 3029-8400; Berko Centro Automotivo – Fone (0XX41) 3028-8796; Pneumar (loja BR-116) – Fone (0XX41) 3213-1050; e JK Pneus – Fone: 3346-3616.

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