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Showroom da concessionária Champagnat Veículos, em Curitiba | Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo
Showroom da concessionária Champagnat Veículos, em Curitiba| Foto: Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo

Desempenho

Vendas de veículos crescem na primeira quinzena de julho

As vendas de veículos no Paraná cresceram 7,73% na primeira quinzena de julho em comparação com o mesmo período do mês anterior. O número de emplacamentos de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motos e implementos rodoviários passou de 16.785 para 18.083. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) do Paraná e Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do estado.

No caso específico dos automóveis, o crescimento foi de 7,11%, passando de 10.182 unidades emplacadas nos primeiros 15 dias de junho para 19.906 unidades no mesmo período de julho. A venda de comerciais leves cresceu 4,18%; a de caminhões, 11,66%; a de motos, 13,71%; e a de implementos rodoviários, 27,42%. Já o segmento de ônibus teve uma importante queda de 60,87%.

De acordo com Luís Antônio Sebben, diretor das entidades, há grande probabilidade de repetição do êxito do mês passado, quando o setor emplacou mais de 31 mil unidades. "Os números demonstram que está havendo uma recuperação do mercado, devido à redução dos impostos aliada às promoções das concessionárias e oferta de crédito", explica.

O dirigente ressalta que as concessionárias de veículos da Grande Curitiba estarão abertas no próximo domingo, dia 29 de julho, segundo calendário firmado em acordo com o Sindicato dos Empregados no Comércio. "Essa oportunidade concentrará boas promoções de grande parte das marcas, proporcionando ao cliente diversidade de produtos com as melhores negociações e taxas", afirma Sebben.

Lançada no fim de junho, a minivan Spin, da Chevrolet, já é considerada um sucesso de vendas pelos concessionários da marca em Curitiba. O modelo chegou para substituir, de uma só vez, Meriva e Zafira. Mariela de Araújo, gerente de Novos da CCV do Batel, conta que já foram comercializadas mais de 50 unidades da Spin nas cinco lojas do grupo. Na época do lançamento, a expectativa da marca era vender 3 mil veículos por mês, brigando diretamente com Fiat Idea, JAC J6 e Nissan Livina e Grand Livina.

José Maia, diretor Co­­mercial da Champagnat Veículos, diz que o produto está tendo uma ótima aceitação em virtude da versatilidade do projeto e dos equipamentos de série. "O carro é funcional, atendendo um público bem variado, que vai desde o jovem solteiro até grandes famílias", afirma. Além disso, completa, o posicionamento de preços surpreendeu o mercado, que esperava valores mais altos se forem considerados o tamanho e o conteúdo que o veículo oferece.

Outro modelo que chama a atenção dos consumidores é a picape S10, que mudou radicalmente nessa nova geração, apresentada no início deste ano. Com a procura em alta, chegou a ter fila de espera pelo veículo. Na CCV, segundo Mariela, esse problema foi solucionado. Maia, da Champagnat, explica que tudo depende da versão desejada pelo cliente. Em alguns casos, o veículo está disponível na concessionária, mas em outros, é preciso esperar em média 45 dias.

Ele diz, ainda, que o aumento do número de versões, que passou de 12 para 17, e o ajuste feito pela fábrica no ritmo de fabricação estão fazendo com que seja solucionado esse impasse entre oferta e procura.

Outro modelo que também está com bastante demanda é o Cruze. E o problema deve ficar ainda maior por conta da paralisação das atividades da fábrica da General Motors em São José dos Campos, no interior de São Paulo. Na madrugada de ontem, a empresa decidiu dar licença remunerada a todos os funcionários da unidade. A empresa e o Sindicato dos Metalúrgicos estão discutindo o destino de cerca de 1.500 trabalhadores de uma linha de produção que pode ser desativada. Havia o temor de que a fábrica fosse invadida.

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