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A Concours apresenta linhas semelhantes às usadas por sua irmã mais veloz, a ZX-14R | Renato Durães/Agência Infomoto
A Concours apresenta linhas semelhantes às usadas por sua irmã mais veloz, a ZX-14R| Foto: Renato Durães/Agência Infomoto

Na estrada

Desempenho exemplar para moto de turismo

A Concours 14 recebeu o motor da ZX-14R. Portanto, seu propulsor de 1.352 cm³, DOHC, 16 válvulas, 4 cilindros em linha e refrigeração líquida, é capaz de gerar 155 cavalos de potência máxima a 8.800 e 14,1 kgfm a 6.200 rpm. Muita força e desempenho para uma motocicleta de turismo. Mas calma, os engenheiros da Kawasaki distribuíram muito bem o torque em todas as faixas do motor e isso ajuda muito o piloto — principalmente os menos experientes.

Na cidade não é preciso mudar de marchas o tempo todo. E na estrada (seu habitat), a última faixa do motor, overdrive, não exige em nenhum momento uma redução de marcha — é possível viajar dos 60 km/h aos 160 km/h com a sexta marcha engatada. Com preço sugerido de R$ 74.990, a Concours 14 chega cobrando caro pelo seu excelente conjunto.

  • A moto tem um único escape, que fica posicionado do lado direito
  • O painel conta com tela de LCD e mostradores analógicos
  • As malas laterais são companheiras para a prática do mototurismo

Quando a Kawasaki Concours 14 foi apresentada no Salão Duas Rodas 2011, seu imponente visual chamou mais atenção do que os dados técnicos, que fazem desta motocicleta de turismo quase um projeto esportivo. São 155 cavalos de potência e 14,1 kgfm de torque máximo. Números impressionantes produzidos por um propulsor de arquitetura clássica: quatro cilindros em linha e refrigeração líquida.

Com bom torque e alto desempenho, essas especificações técnicas revelam a preocupação da Kawasaki em fazer uma motocicleta voltada para o mototurismo, mas com o espírito "Ninja" de suas superesportivas — sem falar da "economia" de componentes, já que a Concours é derivada da ZX-14. E isso tudo fica muito claro ao pilotar a touring da Kawasaki. A moto oferece torque à vontade em todas as faixas de rotação do motor e desempenho de sobra, auxiliados por uma aerodinâmica privilegiada, eletrônica embarcada e os acessórios que fazem da Concours uma legítima moto de turismo, mas de alma esportiva.

Além dos sistemas eletrônicos que deixam a pilotagem mais segura, a Kawasaki também disponibilizou alguns recursos que ajudam na ergonomia e conforto do piloto. Caso das manoplas aquecidas. Não é um item imprescindível em uma motocicleta, mas com certeza irá ajudar a postergar um possível desconforto quando se roda pela Região Sul, além de permitir ao piloto rodar por mais alguns quilômetros — o que às vezes é essencial em motos deste segmento usadas em longos percursos.

Outro detalhe muito funcional é o parabrisa com acionamento elétrico. Basta acessá-lo no punho esquerdo, com a moto em movimento ou não, e regular na altura desejada. O piloto fica completamente amparado, sem qualquer resquício de vento no peito — ou capacete, dependendo da altura do piloto. A Kawasaki ainda se preocupou em instalar um inteligente sistema de regulagem dos faróis. Em frente ao piloto, abaixo do painel, ficam dois botões que permitem subir e descer o conjunto óptico. Se a moto estiver muito pesada (carregada), ou sem peso algum, o motociclista pode ajustar de forma fácil e rápida obtendo uma iluminação mais eficiente e segura.

Visual

Ao olhar a Concours 14 nota-se sua aptidão estradeira. Seu tamanho impressiona — são 2.230 mm de comprimento e 790 mm de largura —, mas basta sair da concessionária para ficar completamente familiarizado com o novo modelo de turismo da Kawasaki. As duas malas laterais contribuem para o visual exagerado, mas só atrapalharão no perímetro urbano.

Visualmente, a Concours também carrega linhas semelhantes às de sua irmã mais veloz, a ZX-14R. Entretanto, os dois blocos do conjunto óptico são maiores, oferecendo uma melhor iluminação para viagens noturnas. Os grandes retrovisores acompanham as proporções do modelo e foram colocados logo abaixo do parabrisa, formando uma linha com o painel de instrumentos. Composto por uma tela de LCD e dois grandes mostradores analógicos com funções de velocímetro e conta-giros, o painel inclui também as luzes-espia e um computador de bordo completo, que mostra até a pressão dos pneus, por exemplo.

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