i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Automóveis

Confira os carros menos seguros do país

Estudo feito pelo Cesvi Brasil avalia a presença de itens de segurança e de dispositivos de auxílio à condução

  • PorDa Redação
  • 16/12/2016 19:09
Estudo do Cesvi avaliou os modelos menos seguros do país, baseado no nível de equipamentos de segurança disponível em cada carro. | Luiz Costa/Renault
Estudo do Cesvi avaliou os modelos menos seguros do país, baseado no nível de equipamentos de segurança disponível em cada carro.| Foto: Luiz Costa/Renault

Um estudo desenvolvido pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi), da corretora de seguros Mapfre, mostrou que o Renault Logan Authentique 1.0 é o carro menos seguro do país. Complementam o pódio o Renault Clio Expression 1.0 e o Fiat Palio Fire Way 1.0.

O Índice de Segurança Viária, como é chamado o apontamento, leva em conta os seguintes grupos básicos de equipamentos de segurança que podem ser oferecidos nos veículos: Seguranças Ativa e Passiva; Assistências à Condução e à Segurança e Proteção ao Pedestre.

Esses grupos contribuem para evitar acidentes ou minimizar danos aos passageiros e pedestres em colisões.

As 20 versões com menos itens de segurança

O Renault Logan Authentique 1.0 é a versão que oferece menos itens de segurança entre as 293 configurações avaliadas.Renault /Divulgação

O estudo analisou 293 versões de 58 veículos, fabricados por 14 montadoras e que estão entre os mais vendidos de 2015.

LEIA MAIS: Confira os carros mais seguros do Brasil

Critérios avaliados

A pontuação considera cinco grupos básicos de equipamentos:

Segurança ativa

Sistemas de antitravamento das rodas (ABS) e de assistência à frenagem (BAS); distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e de tração (TCS).

Segurança passiva

Tem como objetivo amenizar os ferimentos aos ocupantes em decorrência de acidentes. Foram 18 os itens analisados, incluindo barras de proteção lateral, Isofix (acessório para retenção de crianças no banco traseiro), encosto de cabeça para todos os ocupantes, airbags, entre outros.

Assistência à condução

Equipamentos que auxiliam o motorista durante a condução do veículo, podendo ser por meio de alertas sonoros e luminosos, ou até por imagens. Entre os 16 itens contemplados, estão detectores de faixa (sistema que alerta o motorista em caso de sonolência ou distração ao sair repentinamente de uma faixa), desembaçador traseiro, limitador de velocidade, entre outros.

Assistência à segurança

Foram avaliados cinco equipamentos que alertam o condutor sobre as condições de uso do veículo - alerta de desativação de airbag (visível), de uso de cinto de segurança para motorista, para passageiro dianteiro, para todos os ocupantes e detector de fadiga.

Proteção ao pedestre

Análise de componentes que têm o objetivo de amenizar ferimentos às pessoas à pé em caso de atropelamento, como capô ativo (sistema que aciona as dobradiças do capô), barras de proteção (posicionadas na região dianteira dos veículos, evitam agravamento de danos à pessoa atropelada) e airbag para pedestres.

Os carros são classificados por notas e estrelas. Quanto maior a nota, que pode ir de 10 a 60, pior a classificação.

A regra das estrelas é o contrário: quanto mais delas o carro ganhar, numa pontuação que varia de 1 a 5, melhor é a situação.

LEIA MAIS: Os dez carros mais seguros do Brasil avaliados em testes de colisão

A Fiat Strada Working 1.4 está entre os 20 modelos com menos recursos para evitar acidentes e minimizar os danos em uma colisão. Fiat/Divulgação

Confira os 20 carros que tiveram as piores avaliações :

Colaborou: Mariana Balan

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.