• Carregando...

Saiba Mais

Sinais também podem colaborar para uma viagem mais segura.

- Se for dirigir em estradas argentinas, preste atenção porque lá os motoristas utilizam os sinais de seta invertidos: direita quer dizer que não deve ultrapassar e, para esquerda significa que o caminho está livre.

- Lembre-se também que o maior número de acidentes acontece durante as ultrapassagens e a principal causa deles é a imprudência. Nunca ultrapasse em curvas e aclives ou quando você não tiver a visão do fluxo dos carros contrários.

O número de acidentes nas rodovias federais foi quase 10% maior no ano passado do que em comparação ao de 2007. E pelos dados da Polícia Rodoviária Federal, mesmo após a Lei Seca entrar em vigor, em junho, as ocorrências continuaram aumentando. Os problemas também tendem a se agravar nesta atual época do ano, com férias, viagens familiares e proximidades do carnaval.

Segundo o engenheiro Roberto Salvador, membro da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), o condutor durante as viagens tem de gerenciar os riscos. "Há três tipos: comportamental, veicular e o relacionado à via pública. Quanto ao último, deve-se estar atento à sinalização e ao tráfego. Já em relação aos outros dois, a responsabilidade é do motorista", explica. Mas para quem está acostumado a viajar ainda há a linguagem da estrada. Criada entre caminhoneiros e condutores de ônibus, esta linguagem, que funciona através de sinais emitidos pelos faróis, buzinas e setas, procurar alertar, ajudar e agradecer os companheiros de estrada. Embora estes sinais sejam apenas conhecidos por aqui, e não em estradas estrangeiras, é bastante útil que os motoristas conheçam seus significados. Confira os mais comuns deles:

Piscar faróis

Essa prática é usada para indicar aos veículos que trafegam em sentido contrário que eles irão encontrar alguma dificuldade pela frente. A intenção é passar aos outros motoristas que existe algum problema adiante e assim é melhor reduzir a velocidade e ficar atento. Pode ser um acidente, animal na pista, queda de barreira, tráfego parado ou até mesmo a presença de policiais. Neste último caso, a legislação de trânsito proíbe e os motoristas estão sujeito à multa.

Piscar faróis com insistência

Esse é um aviso para o carro que segue na frente. Se o motorista que vai atrás insiste na piscada de faróis significa que o carro da frente está com algum tipo de problema. É conveniente reduzir a velocidade e tentar sentir se o carro está mesmo estranho. Observe se a direção puxa ou se está fazendo algum barulho. Se estiver carregando algo no teto ou rebocando, aí pode ser que algo se soltou.

Piscar faróis e buzinar

É um aviso para o carro que vai à frente facilite a passagem. A insistência na piscada de luz e na buzinada indica que o veiculo de trás está com problemas, seja mecânico, falha no freio, alguma pane ou mesmo transportando um ferido ou doente em estado de emergência. Em certas ocasiões o automóvel que segue em dificuldades pode também ligar o pisca alerta, embora seja proibido por lei e não recomendado.

Duas buzinadas

Devem ser toques rápidos e curtos. Essa buzinada significa um agradecimento. Pode ser utilizado quando o motorista que segue a frente permitiu ou facilitou a ultrapassagem. Em outras palavras é um muito obrigado sonoro. Se você foi quem facilitou a ultrapassagem, responder com dois toques rápidos também é bem-vindo. É como se fosse um "de nada".

Seta esquerda ligada

Na estrada, quando o veículo a sua frente ligar a seta esquerda, saiba que ele quer te avisar para não ultrapassar naquele momento, já que provavelmente há outro carro vindo no sentido contrário.

Seta direita ligada

Esse sinal indica que, naquele momento, pode-se fazer a ultrapassagem com segurança, já que não há nenhum veículo vindo no sentido oposto. Esse tipo de sinalização convém atenção, pois o motorista a frente pode se enganar ou mesmo sinalizar que vai sair da estrada e virar a direita.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]