Os carros-conceito sempre foram coadjuvantes de luxo nos salões de automóveis mundo afora. O visual futurista aliado à tecnologia dividem a atenção do público com os principais lançamentos para o mercado. Mas nesta edição do Salão de Paris, que começa no próximo dia 1.º outubro e vai até o dia 16, os ‘carros do futuro’ assumiram a linha de frente nos estandes de marcas badaladas.
Quem poderia imaginar que a principal atração da Renault seria o Trezor, um interessante exercício de design com linhas hipnóticas. A marca francesa não tem o hábito de apostar em conceitos tão revolucionários, daqueles que dificilmente chegarão às ruas.
Porém, desta vez surpreendeu em casa ao exibir talvez o carro mais fascinante deste show. O modelo esportivo é um Grand Turismo de dois lugares, com motor elétrico de 350 cv e 39 kgfm de torque. O propulsor, na verdade, é derivado da Fórmula E, a F-1 dos carros elétricos.
Pesando 1.600 kg, o Trezor vai da inércia aos 100 km/h em menos de 4 segundos. Seu tamanho impressiona: são 4,7 metros de comprimento e rodas de 22” na traseira e 21 ” na dianteira. Os vidros na cor vermelha contrastam com a carroceria prata, complementando a aparência futurista.
Muitos ainda olham perplexo o conceito da Renault imaginando como se entra no veículo já que ele é desprovido de portas. Até nisso os engenheiros da marca foram ousados: capô, para-brisa e teto se levantam numa única peça, liberando o acesso ao interior.
Mercedes ‘olha o futuro’
Daqui alguns anos os veículos da Mercedes-Benz terão uma aparência bem próxima ao do Generation EQ, a estrela da marca alemã na mostra de Paris. O modelo que mistura os estilos crossover e cupê é uma leitura do que a montadora projeta para os seus futuros modelos.
O carro segue a receita que moldará a mobilidade nas ruas em breve: conectividade, propulsão elétrica, compartilhamento e, principalmente, direção autônoma. Também antecipa o que poderá ser o seu primeiro exemplar com zero de emissão de poluentes.
O Generation EQ é capaz de percorrer 500 km com uma recarga das baterias. Impressiona a força despejada pelos dois motores elétricos, que geram 300 kW ou o equivalente a 402 cv e 71 kgfm de torque. Números que o permitem ir da inércia a 100 km/h em menos cinco segundos. A tração é integral.
Visualmente ele se destaca pela grade em preto e as linhas horizontais, abraçando a estrela da marca iluminada ao centro. Os faróis são diminutos e complementam o conjunto luminoso frontal todo em led. Já os retrovisores deram lugar a pequenas câmeras.
O interior, com espaço para quatro lugares, é minimalista, com um ambiente extremamente clean, mas exalando tecnologia por todos os lado, como o enorme painel digital de 24” que concentra toda a instrumentação ou os comandos sensíveis ao toque do veículo .
Espelhado no Fusca
O projeto ID Concept é tido pela Volkswagen como um projeto para revolucionar o mercado, tal qual fez o Fusca. O conceito é o principal destaque da marca na França e uma resposta ao escândalo do dieselgate.
A montadora colocou como meta para os próximos anos ser a principal referência no universo dos carros elétricos. Tanto que datou a estreia do ID no mercado para 2020. A intenção é colocá-lo num patamar de preço próximo ao do Golf a diesel.
Ele não será o primeiro elétrico da Volks, que já plugou na tomada o up! e o Golf, mas deve ser o pioneiro em diversas tecnologias, entre elas a da condução autônoma total, de nível 4. O protótipo atualmente está no nível 2 na escala da automação, mas daqui a quatro anos, quando chegar ao mercado, a VW projeta que ele consiga rodar em nível 3, sem a interferência do motorista, porém dentro de certas restrições.
-
Governo deve ampliar interferência política na Petrobras; o que esperar do futuro da empresa
-
Lula politiza o drama gaúcho e escala Paulo Pimenta para incomodar Eduardo Leite; acompanhe o Sem Rodeios
-
Lula anuncia voucher de R$ 5,1 mil para famílias desabrigas do RS e oficializa ministério da reconstrução
-
Lewandoswki quer União no controle da Segurança Pública; modelo é adotado em Cuba e na Venezuela
Paulo Guedes: “Nós faríamos tudo de novo e com mais intensidade”
Governo deve ampliar interferência política na Petrobras; o que esperar do futuro da empresa
Não vai faltar arroz no Brasil, apesar do governo Lula criar alarme no mercado
Tributaristas defendem que governo permita doação de Imposto de Renda para socorrer o RS
Deixe sua opinião