Se o dono do veículo suspeitar que o motor está com borra negra, ele deve procurar imediatamente uma oficina de confiança. O motivo é que quanto mais rápido o problema for detectado mais fácil e barato será solucioná-lo.
Se ainda estiver no começo, uma limpeza interna do propulsor pode evitar danos mais sérios. Neste caso o motor e o cárter de óleo precisariam ser lavados e, em seguida, seria aplicado no interior do motor um detergente especial, que circularia por todo o sistema, concluindo a limpeza. Por último, o propulsor receberia um novo óleo, bem como um filtro limpo. Em média, este serviço custa R$ 250.
Mas se o motorista demorar muito para procurar uma oficina e o problema se tornar mais grave (por exemplo, o motor já travou), aí poderá ser necessário fazer até uma retífica completa (troca das peças). O custo, neste caso, variaria de R$ 2 mil a R$ 20 mil, dependendo o modelo de carro. Em situações não tão graves, mas que exigiriam a necessidade de troca da bomba de óleo e retirada do cabeçote para limpeza, a despesa pode variar de R$ 500 a R$ 4 mil.
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