Não é só no Brasil que o Toyota Corolla trava um duelo particular pela liderança nas vendas no caso com o Honda Civic no segmento de sedãs médios. Este ano ele ganhou um rival indigesto na briga pelo topo do ranking mundial: o Ford Focus. No mais recente levantamento feito pela consultoria Polk, o modelo japonês aparece na frente, com 842 mil unidades de janeiro a setembro deste ano, seguido de perto pelo representante norte-americano, com 815.456. Posição que o Corolla havia perdido para o concorrente em 2012, após 14 anos sem ser incomodado.
O sedã está perto da mudança de geração (será a 11ª), o que deve motivar ainda mais a procura pelo carro e a permanência à frente do Focus, cuja terceira geração estreou em 2011 nos EUA e Europa e acaba de desembarcar no Brasil o Corolla renovado só virá em abril de 2014.
Na lista do "dez mais", a Ford também emplaca o terceiro lugar, com a picape F (657.767), que faz um enorme sucesso nos EUA, e o Fiesta, em nono (517.020). Já a Toyota abocanha o quinto posto, com o sedã Camry (593.040), considerado grande e de luxo no mercado brasileiro, mas que em outros mercados é tido como médio e o primeiro carro de muitos motoristas, como nos EUA. A sétima geração do Golf, também um estreante em nosso mercado, é o líder de vendas na Europa, porém no cenário mundial ocupa apenas a oitava posição a Volkswagen ainda tem o Polo na décima (a versão vendida aqui está uma geração atrasada).
Outras três marcas participam com um modelo cada na lista: o Elantra, da Hyundai, considerado popular lá fora, é o quarto colocado; o Cruze, da GM, carro global produzido também no Brasil, é o sexto, e o utilitário esportivo CR-V, da Honda, figura em sétimo.
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