O Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil) divulgou seu primeiro ranking dos veículos mais difíceis de furtar. Chamado de Índice de Furto, ele analisa a vulnerabilidade a furtos dos veículos vendidos no Brasil, analisando a qualidade e a quantidade dos dispositivos que protegem o automóvel dos ladrões.
O programa analisa a fragilidade de seis itens de segurança: imobilizadores, alarmes, travamento do volante, vidros, chave do veículo e posição da bateria, sendo que chave e alarme possuem pesos maiores na avaliação, seguidos do imobilizador e dos itens remanescentes.
Segundo o levantamento, o Chevrolet Cruze LTZ é o mais seguro, com 4,5 estrelas em um total de cinco possíveis. O Ford Ka Sport aparece em segundo lugar, com 3,5 estrelas, seguido por todas as versões dos modelos Civic e Fit, ambos da Honda, e dos Chevrolet Cobalt (LT e LTZ) e Cruze LT, todos com três estrelas. Vários modelos aparecem em quarto lugar, representando as marcas Chery, Chevrolet, Ford, Nissan, Renault e Volkswagen. Curiosamente, a Fiat só surge em sexto lugar, com o Grand Siena. Na parte de baixo da tabela, os chineses dominam as últimas colocações, com meia estrela em cinco possíveis. Foram mal qualificados todos os modelos da JAC (J3, J3 Turin, J5 e J6) e o Chery QQ.
Saiba MaisConfira os dispositivos de segurança avaliados pelo Cesvi:
Imobilizador Sistema que bloqueia a ignição do veículo caso não seja utilizada a chave original.
Alarme Sistema de alerta quando há violação (por exemplo, arrombamento) do veículo.
Travamento do volante Trava mecânica (original do carro) que bloqueia o volante do veículo com o carro desligado.
Vidros laminados Vidro mais resistente ao vandalismo
Chave do veículo Bloqueio à abertura de portas e à ignição caso a chave não seja original.
Posição da bateria Deve dificultar seu acesso para que o ladrão não possa desligar a parte elétrica e, com isso, inutilizar travas e alarmes.
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