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De visual imponente, o Cruze virou a principal atração no showroom da concessionária CCV | Valterci Santos/ Gazeta do Povo
De visual imponente, o Cruze virou a principal atração no showroom da concessionária CCV| Foto: Valterci Santos/ Gazeta do Povo
  • O sedã vem equipado com motor flexível 1.8 de 144 cv
  • Interior refinadotraz central multimídia com navegador integrado

Oficialmente o Chevrolet Cruze, modelo que aposentou o Vectra, só começará a ser vendido na segunda quinzena de setembro, mas como parte da estratégia do marketing da General Motors, a versão top de linha do sedã médio, a LTZ, já se encontra na rede de concessionárias. Os preços sugeridos do novo carro, que já pode ser encomendado, estão entre R$ 65 mil e R$ 80 mil.

Mesmo apresentando grande evolução se comparado ao antecessor Vectra, o novo sedã da Chevrolet, fabricado em São Caetano do Sul (SP), não terá vida fácil no mercado já que irá enfrentar os japoneses Toyota Corolla e Honda Civic, os franceses Renault Fluence e Peu­geot 408, o alemão Volkswagen Jetta e o coreano Hyundai Elantra, que chega até o fim deste mês.

De visual imponente com linhas retas e agressivas, conforme a nova linguagem mundial da montadora, o Cruze está equipado com o motor 1.8 16V, da família Ecotec, que produz 140 cavalos de potência a 6.300 rpm quando abastecido com gasolina e 144 cv a 6.300 rpm com etanol no tanque. O torque é de 17,8 kgfm a 3.800 rpm, com gasolina, e 18,9 kgfm a 3.800 rpm com etanol. Construído em ferro fundido, tem duplo comando variável de válvulas e coletor de admissão variável.

A versão top de linha oferece de série sensores de chuva, crepuscular e de estacionamento; retrovisor externo rebatível eletricamente, piloto automática, central multimídia com tela de 7", partida do motor por botão, abertura das portas por aproximação, air bags de cortina (totalizando seis), bancos de couro, entre outros. Comum a todas as versões do Cruze estão itens como direção elétrica, air bags frontais e laterais, ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e auxiliar para frenagens de emergência (PBA) e rodas aro 17.

A versão de entrada do Cruze, com câmbio manual de seis marchas, só estará disponível no fim de setembro. Projeto global da General Motors e já vendido na Europa, China e Estados Unidos, o Cruze brasileiro será lançado oficialmente nesta semana na Alemanha, onde ocorre o Salão de Frankfurt.

Serviço:

Confira a avaliação do Cruze na edição de quarta-feira no caderno Automóveis.

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