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| Foto: Luiz Costa / La Imagem

Considerado referência no mercado de customização de motocicletas premium no Brasil, o customizador Celio Dobrucki, de Curitiba, fará uma apresentação no palco da Fnac do ParkShoppingBarigui, nesta quinta-feira (22), às 19h30.

Será um bate-papo sobre o mercado da personalização de veículos, no qual o público poderá tirar dúvidas com o especialista e saber mais sobre o processo de customização de uma moto, além de escutar curiosidades e descobrir como ele tira as inspirações para fazer suas verdadeiras obras-primas.

Ricardo Perini/Divulgação

Celio Dobrucki é especialista em motos Harley-Davidson e Triumph. Começou customizando capacetes na década de 80 e hoje conta com uma oficina, além de uma revenda - a America Motorcycles - também de motos premium.

O artista conta que quando tinha pouco mais de 20 anos comprou uma Yamaha RD 350, também conhecida como ‘Viúva Negra’, porém ficou sem dinheiro para adquirir um capacete novo. Decidiu, então pintar um capacete velho que tinha encostado no armário. “Fui na oficina do meu pai e customizei o capacete. Logo no primeiro ano, após este primeiro trabalho, pintei 12 capacetes, pois vários amigos viram o trabalho e gostaram.”

Fabiano Guma/Divulgação
Ricardo Perini/Divulgação

Ele lembra que naquela época - década de 1990 - havia um mercado muito grande com o o automobilismo,especialmente kart. “Já no segundo ano eu pintei 260 capacetes e depois mais. Foram cinco anos pintando capacetes”, recorda. Dali para a customização de motos foi um pulinho.

Quando em 1998, a Harley-Davidson instalou sua primeira loja em Curitiba, Celio foi chamado para personalizar um modelo da marca a pedido de cliente. Começava ali a paixão dele pela modificação de modelos da Harley. Só naquele ano, foram feito dez trabalhos. De lá pra cá, não parou mais.

Célio não é apenas um customizador, ele cria algumas de suas motos desde o chassis, como, por exemplo, as Bobbers que projetou e montou nos EUA (o estilo surgiu na década de 1940 e tem se destaca pela retirada de peças pesadas da moto, como paralamas, proteções e luzes indicadoras, para deixá-las mais leves e rápidas. “Agora começou a vir a tendência de ‘menos é mais’, das bobbers e café racer, onde não é preciso gastar muito, e sim usar mais a criatividade”, explica.

O estilo Café Racer surgiu na década de 1960 na Inglaterra. Os jovens motos pegavam os modelos de baixa cilindrada e os depenavam, retirando carenagens, laterais e banco da garupa para perder peso. Já os motores recebiam preparação para ganhar potência. As criações eram usadas para disputar pegas curtos, entre um café e outro -- daí o nome.

Mais informações: (41) 2141-2000 ou no site do evento. O ParkShoppingBarigui fica na Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600, no Ecoville.

O estilo Café Racer utiliza modelos de baixa e média cilindradas. Retira-se os ‘excessos’ e há uma preparação do motor para elevar a potência. Fabiano Guma/Divulgação
O estilo Bobber retira todo o supérfluo da moto para deixá-las mais leves e rápidaRicardo Perini/Divulgação
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