• Carregando...
Carlos Gohsn, CEO da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, faz a apresentação mundial do K-ZE. | Renyere Trovão / Gazeta do Povo
Carlos Gohsn, CEO da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, faz a apresentação mundial do K-ZE.| Foto: Renyere Trovão / Gazeta do Povo

Renault apresentou nesta segunda-feira (1) o conceito K-ZE, a versão elétrica do subcompacto Kwid. O avant-première mundial ocorreu em Paris, à véspera do salão mais charmoso do mundo, que abre as portas na capital francesa nesta terça-feira (2).

Curiosamente, a novidade não estará na feira. A explicação pode estar no foco que a fabricante pretende dar ao K-ZE, vendendo-o como o primeiro carro elétrico ‘popular’ do mundo, voltado para os mercados emergentes.

>> Renault revela SUV-cupê que será feito no Brasil para encarar o Compass

Por isso a sua estreia não ocorrerá na Europa e sim na China, atualmente o país que mais aposta no segmento elétrico de baixo custo, segundo destacou Carlos Ghosn, CEO da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, durante a apresentação.

O lançamento no mercado chinês será em 2019, migrando no ano seguinte para a Índia, onde o Kwid já é um sucesso. 

>> Salão de Paris 2018: 10 modelos que serão as atrações do evento

Apresentação mundial do K-ZE, a versão elétrica do Kwid.
Renyere Trovão / Divulgação

Depende do Rota 2030

O Brasil também está nos planos da Renault e a venda do K-ZE em solo nacional  fica condicionada aos incentivos do novo regime automotivo Rota 2030 para o segmento de 'carros verdes'.

A montadora não adianta quando o ‘Kwid elétrico’ chegará ao mercado brasileiro, mas prevê algo próximo a 2022.

“Produto a Renault tem, só faltam as condições favoráveis para investir na tecnologia”, sinalizou Caíque Ferreira, diretor de Comunicação da Renault do Brasil, presente na apresentação em Paris.

>> Relembre como aceleravam os carros que faziam sucesso nos anos 80

O avant-première mundial do K-ZE foi feito em Paris, à véspera do salão do automóvel na capital francesa.
Renyere Trovão / Divulgação

No fim de 2017, Ghosn já havia ventilado essa possibilidade caso o modelo seja bem-sucedido na China. “Não há porque não lançá-lo também no Brasil, Índia e Oriente Médio”, observou à época.

Resta saber se em versão elétrica ele terá um preço acessível no país, seguindo a fórmula usada no Kwid convencional. 

“Em três anos anos será um carro global e acessível. Que poderá entrar em qualquer mercado, seja na Europa ou países em desenvolvimento.”

Carlos Ghosn, CEO da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi

Mais potente e equipado

O conceito traz as linhas de como será o subcompacto elétrico que estreará na China em 2019.
Renyere Trovão / Divulgação

A  Renault não deu detalhes sobre o K-ZE, apenas informou que ele possui uma autonomia de 250 quilômetros, considerada a melhor entre os carrinhos urbanos movidos a eletricidade. 

De acordo com Ghosn, o projeto foi desenvolvido numa parceria entre equipes da Renault na França e na China, e que seu preço será bastante competitivo com os modelos similares no mercado chinês. 

>> Confira dez carros micos que podem valer a compra

“Vamos oferecer um produto mais potente e equipado, com recursos pouco comuns ao segmento popular, como frenagem automática, sensor de estacionamento e câmera de ré”, pontuou o CEO da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi.

A estreia no mercado brasileiro deve acontecer somente próximo a 2022.
Renyere Trovão / Gazeta do Povo

Avalanche elétrica

Além do K-ZE, o executivo também anunciou que a Renault irá lançar nove carros elétricos na China até 2022, em reposta ao forte crescimento deste mercado no país asiático nos últimos anos - já é um dos maiores consumidores no mundo de automóveis movidos a energia limpa.

O chefão da aliança disse que o grupo pretende solidificar a liderança em vendas de veículos ‘verdes’ na Europa com a lançamento até 2020 de versões híbridas do ClioCapturMégane.

*O jornalista viajou a convite da Renault
SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM
Visualizar esta foto no Instagram.

Lembra do Mitsubishi Eclipse, esportivo japonês que ganhou as ruas brasileiras na década de 1990 com o abertura das importações de veículos e virou um clássico dos cinemas no filme Velozes & Furiosos? Pois ele está de volta, agora como um SUV intermediário de estilo cupê, recheado de tecnologia e com o sobrenome ‘Cross’ para engrossar a lista de utilitários da marca. A novidade chega às lojas do país a partir de novembro, posicionando-se entre o ASX e o Outlander, e em duas versões: a HPE-S 4x2, por R$ 149.990, e a HPE S-AWC (4x4), por R$ 155.990. A pré-venda já está aberta pelo hotsite. Terá como rivais Jeep Compass, líder do segmento, Hyundai Tucson e Kia Sportage, com o objetivo de emplacar 300 unidades/mês. Clica no link do site da bio ⬆⬆ e saiba mais detalhes sobre a novidade. #eclipsecross #mitsubishi #mitsubishimotors #mitsubishibrasil #suv #cupe #carros #automoveis #cargram #instacar #gazetadopovo

Uma publicação compartilhada por Automóveis Gazeta do Povo (@autogazetadopovo) em

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]