• Carregando...
 | AndreyPopovGetty Images/iStockphoto
| Foto: AndreyPopovGetty Images/iStockphoto

É comum escutar motoristas reclamando de dores no corpo após dirigir, especialmente quem circula em grandes centros e têm de encarar congestionamentos constantes. Com o desgaste físico e mental, potencializado por um dia intenso de trabalho, o mau humor acaba sendo inevitável. Muita gente perde o controle e xinga todos que estão ao redor.

Esses momentos de tensão, aliados com o movimento constantes de troca de marcha, má postura e até a regulagem errada dos bancos, além da aflição pela demora de chegar em casa, acabam se refletindo no corpo, que começa a reclamar por meio de dores musculares e cansaço. Em casos mais graves, essa dor pode durar dias ou até meses.

>> Dicas para manter o carro sempre novo e, de quebra, valorizá-lo na revenda

Para evitar que a direção torne uma inimiga no dia a dia, listamos 4 passos que ajudam a evitar as dores.

Ajuste da distância

Ao entrar no carro certifique-se que o banco está na posição correta. Dirigir muito longe do volante, com braços esticados aumenta o estresse sobre a coluna, pescoço  pulsos. Em contrapartida, quando se está muito próximo ao volante acontece uma alteração postural que prejudica o fluxo sanguíneo.

Ajuste os espelhos do carro de acordo com sua altura para evitar movimentos bruscos e repetitivos. O cinto de segurança deve ficar justo e junto ao corpo. Fazer o uso do cinto frouxo pode fazer pressão nos locais errados. O uso correto do dispositivo de segurança ajuda a manter a lombar no lugar correto e a espinha reta.

>> Comida ou umidade? Confira 7 dicas para prevenir o mau cheiro no carro

Posição de pés e joelhos

A posição ideal para se sentar no banco é de forma que os joelhos fiquem levemente flexionados e se mantenham na altura dos quadris. As mãos devem ficas posicionadas nas laterais do volante, de forma que o corpo fica mais relaxado. 

Os pés e as costas precisam estar devidamente apoiados, com o pé no no pedal e o calcanhar no chão, para diminuir a pressão no resto do corpo. Ao parar no sinal, tente deixar os pés retos no chão para descansar a espinha e as pernas.

Vibração e sacudida

Esteja sempre com a manutenção do carro dia. A dor nas costas pode ser resultado da vibração do carro, ou então o sacudir do veículo quando ele passa por buracos. Mantê-lo em bom estado, principalmente amortecedores e pneus, é garantia de mais tranquilidade ao corpo durante o trajeto.

>> Dez dicas para não entrar numa roubada ao comprar um carro seminovo

Altura ideal dos espelhos

Os espelhos retrovisores - interno e externos - devem ser ajustados à sua altura. Isso evita que você mexa o tronco e o pescoço a todo o instante para enxergar e previne ainda o ocorrência de dores nas costas e torcicolos.

Alongamento

Quando parar no sinal vermelho ou num engarrafamento aproveite para alongar o corpo a fim de evitar a rigidez dos músculos. Movimente os ombros para a frente e para trás, alongue os braços atrás da cabeça, gire o pescoço. Esses pequenos exercícios podem fazer grande diferença na rotina.

Em trajetos mais longos, tente programar paradas para esticar as pernas. O movimento estimula a circulação de sangue pelo corpo e diminui a dor.

Especialistas dizem que 40 minutos de deslocamento na cidade já são suficientes para que o condutor acumule pequenas incômodos musculares. Quem fica numa mesma posição por muito tempo necessita de fazer uma pausa e realizar alongamentos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]