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A direção hidráulica há muito tempo deixou ser um opcional em carros de luxo para se tornar um item quase que obrigatório nos automóveis modernos. Com exceção dos modelos populares, a maioria dos veículos sai de fábrica com o volante assistido. O equipamento, além de melhorar a dirigibilidade, ajuda, e muito, na hora de manobrar ou estacionar, principalmente, se a vaga for apertada.

Para quem adquiriu o carro sem esse recurso, há a opção de instalar na própria concessionária ou então em lojas especializadas. O serviço geralmente é feito no mesmo dia e os preços variam de R$ 1,3 mil a R$ 2,2 mil, dependendo da marca e do modelo do veículo. Motores com tecnologia bicombustível tendem a encarecer a colocação em 15% a 20%, se comparado a versão só a gasolina ou a álcool.

Se a escolha for pelo mercado paralelo, é importante ficar atento na credibilidade da empresa e na originalidade dos componentes instalados. Segundo Marcelo Wilson Lopes, gerente da Diremar Peças e Serviços, no bairro Prado Velho, em Curitiba, o ideal é colocar um kit original de fábrica – as principais fornecedoras das quatro principais montadoras (Ford, Fiat, Volkswagen e Chevrolet) são a TRW e a DHB. "Não faça adaptações reaproveitando mecanismos de outros modelos, principalmente, a caixa de direção. Isso pode deixar o volante pesado e ocasionar vazamento. Há o risco também de estourar a bomba hidráulica", alerta Lopes, ressaltando que a adaptação pode resultar numa visita constante à oficina. Na Diremar, a instalação em carros populares, como Gol 1.0 e Celta 1.0, por exemplo, parte de R$ 1,3 mil e pode chegar a R$ 1,8 mil no caso do Fox 1.0.

O fato de o automóvel possuir ar-condicionado também interfere no serviço. Caso o acessório não seja de fábrica, a instalação pode até ser rejeitada por algumas empresas. "Há situações em que a loja coloca o compressor de ar no espaço reservado à bomba hidráulica. Isso acarreta uma série de mudanças na hora de instalar a direção, inviabilizando a troca", explica o vendedor da Phoenix Direção Hidráulica, Fábio Pilatti. A loja, situada no Rebouças, também na capital, coloca o equipamento no Corsa, modelo antigo, por R$ 1,6 mil e no modelo novo por R$ 2,3 mil, o mesmo valor cobrado para o Fiesta.

A escolha pelo mercado alternativo pode significar um custo mais barato pelo serviço em relação à concessionária, porém está sujeita à perda da garantia de fábrica. A vendedora de acessórios da Barigüi Veículos, Marinei Fernandes, afirma que se o propulsor apresentar qualquer problema ocasionado pela instalação de um componente da direção assistida, feita em outra loja, a garantia é suspensa, inclusive do motor. Esse seria um dos motivos pelo qual sete de cada dez clientes que compram carro básico na Champagnat Veículos, no Prado Velho, preferem trocar a direção na própria concessionária. "Quando o cliente instala o produto da GM, ele tem a segurança de estar colocando um acessório exaustivamente testado em diferentes condições de terreno e situações. O fornecedor do equipamento pode até ser o mesmo daquele encontrado no mercado paralelo, mas certamente não passou pelos mesmos testes", informa o departamento de vendas da Champagnat.

Na Barigüi, a troca de direção nos populares, como o Mille e o novo Palio, está em promoção até o fim do mês ao custo de R$ 2,1 mil. Já na Champagnat, varia de R$ 1,6 mil, como no Celta a gasolina, a R$ 2 mil, no caso do novo Corsa ou novo Celta.

Serviço: Diremar Peças e Serviços – Fone: (41) 3333-4859. Phoenix Direção Hidráulica – Fone: (41) 3334-1113. Barigüi Veículos – Fone (41) 3213-3003. Champagnat Veículos – Fone (41): 3330-1800.

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