A Chrysler, agora sob a gestão da Fiat Internacional, quer retomar seu espaço no mercado e para isso está trazendo novos modelos de suas marcas. O crossover Dodge Journey, lançado em 2008 na versão SXT, ganha agora o SE, de entrada, e o RT, top de linha. Todos têm motor 2.7 V6 de 185 cavalos com transmissão automática. As diferenças nas versões estão nos itens de conforto.
A Dodge Journey SE, com cinco lugares, promete um pacote de equipamentos de série atraente a um preço competitivo. O modelo está sendo vendido a R$ 85.900 enquanto seus principais concorrentes têm preço superior e não contam com os mesmos acessórios. A Chevrolet Captiva parte de R$ 87.425 e a Honda CR-V, R$ 88.410. Na versão SE, os bancos são revestidos em tecido e as rodas são de 16".
Como é um carro feito para a família, a Journey, em todas as suas versões, tem porta-luvas duplo com compartimento para bebidas, porta-objetos sob o assoalho da segunda fileira de bancos e abaixo do assento do banco dianteiro.
E quando o assunto é segurança, na versão de entrada não foi retirado nenhum item em comparação com as versões melhor equipadas. Portanto, a SE, a SXT e a RT contam com freios a disco nas quatro rodas com ABS, programa eletrônico de estabilidade (ESP), controle anti-capotamento e assistência de frenagem de emergência. Os modelos também têm novos apoios de cabeça ativos, que se movem para cima e para frente em caso de colisão traseira, protegendo a cabeça e o pescoço dos ocupantes.
Ainda no quesito segurança, a Journey oferece air bags frontais, laterais nos bancos dianteiros e laterais tipo cortina para todas as fileiras de bancos mais o sistema de ancoragem de assentos infantis. São pontos de fixação situados no banco traseiro que facilitam a instalação dos equipamentos de retenção.
A RT, top de linha, vem melhor equipada e ainda mais confortável. Os bancos e a alavanca do câmbio são revestidos em couro. Os assentos dianteiros têm sistema de aquecimento. O veículo conta ainda com rodas de alumínio de 19" e teto solar elétrico. Como na versão intermediária, a SXT, que custa R$ 99.900, a Journey RT traz câmera traseira de estacionamento e bancos para crianças integrados na segunda fileira de assentos.
A top de linha sai por R$ 107.900, mas com itens de série que a deixam melhor equipada do que suas concorrentes, segundo Philip Derderian, diretor-geral da Chrysler, e com um preço competitivo. Suas concorrentes diretas são Chevrolet Captiva (R$ 106.193) e Hyundai Santa Fé (R$ 110 mil).
* * * * * *
A jornalista viajou a convite da Chrysler
Quem são os jovens expoentes da direita que devem se fortalecer nos próximos anos
Frases da Semana: “Kamala ganhando as eleições é mais seguro para fortalecer a democracia”
Iraque pode permitir que homens se casem com meninas de nove anos
TV estatal russa exibe fotos de Melania Trump nua em horário nobre
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião