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A lavagem da parte de baixo do carro é essencial para retirar a areia e a maresia. Evite qualquer tipo de óleo na limpeza | Antônio Costa/Gazeta do Povo
A lavagem da parte de baixo do carro é essencial para retirar a areia e a maresia. Evite qualquer tipo de óleo na limpeza| Foto: Antônio Costa/Gazeta do Povo

Fique atento

Confira mais informações sobre a revisão pós-férias:

Filtros

Inclua a verificação dos filtros de ar e de cabine. Vale lembrar que estes componentes não podem ser limpados, apenas trocados. O filtro de ar protege o motor das impurezas externas, como a areia que é comum se acumular depois de vários dias no litoral.

Combustível

O motorista que abastece em postos de beira de estrada durante as férias está sujeito a encontrar combustíveis de qualidade duvidosa. Isso significa impurezas que podem ocasionar entupimento dos bicos injetores, bomba de combustível, etc. O que acarreta falha constante do motor, principalmente em baixa rotação, consumo elevado e perda de desempenho.

Custo

Apenas a revisão da parte mecâ­­nica custa, em média, R$ 100. Já uma limpeza completa, incluindo a desmontagem dos bancos para retirada da areia impregnada na cabine, varia entre R$ 150 e R$ 250.

  • Para lavar o motor procure sempre uma oficina especializada

Depois das férias e do carnaval, hora de voltar para casa. E da mesma forma que o motorista deveria ter feito uma revisão completa antes de pegar a estrada, também é importante fazer um check-up no retorno da viagem.

Quem desceu a serra neste período deve saber que a maresia, chuva e areia são inimigos do carro. Nílton César dos Santos, líder de Oficina da Barigui Veículos, concessionária Fiat em Curitiba, lembra que é fundamental fazer uma limpeza completa no carro logo após retornar de viagem. Apesar de as carrocerias de hoje serem mais resistentes às intempéries, elas podem sofrer com a ação corrosiva da maresia e da areia. Lave bem a parte de baixo de carro que ficou em contato direto com a areia. Mas evite qualquer tipo de óleo, especialmente o de mamona (encontrado em alguns lava-rápidos). Ele agride as partes com borracha, como amortecedores, molas e ba­­tentes da área de suspensão, orienta o profissional.

O motor talvez precise de um banho também. E, segundo Santos, a história que não é recomendável lavá-lo não passa de um mito, desde que se tome alguns cuidados para não afetar as partes eletro-eletrônicas do propulsor. "Os motores mais novos têm vedações especiais que diminuem o risco de infiltração. Mesmo assim, nunca direcione os jatos d’água para os conectores e faróis", explica.

Procurar serviços especializados é regra número um, aconselha o funcionário da Barigui. Isso evita, por exemplo, que a injeção eletrônica acabe comprometida pela água, vindo a gerar erro de comunicação e, consequentemente, falhas no funcionamento do motor. Se o carro visita sempre a praia ou estradas de terra, limpar o motor pelo menos uma vez ao ano é o ideal.

Nas férias, o veículo costuma ser mais exigido, principalmente quem tem como destino o interior, pois tem de enfrentar estradas de terra ou mesmo asfaltadas, mas em condições precárias de conservação, além de subidas íngremes e excesso de bagagem.

Por conta disso, durante a revisão é preciso verificar a direção, os pneus (incluindo o balanceamento e o alinhamento) e a suspensão, diz Élcio Antônio Ber­­gossi, encarregado de assistência técnica da Servopa, concessionária Volkswa­­gen na capital. "Esses itens podem ter sido prejudicados por buracos na estrada. Além disso, há possibilidade de surgirem bolhas na lateral do pneu, que o motorista só vai perceber com o tempo", justifica.

Ambos os especialistas concordam que o segredo está na checagem feita antes da viagem. Se o condutor verificou detalhes como óleo do motor, suspensão, pneus e, especialmente, o sistema de arrefecimento, causa principal pelos inúmeros automóveis parados no acostamento na subida de serra, não terá surpresas com o carro na volta das férias.

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