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Júlio Cesar de Almeida, de Curitiba.

Há no mercado várias opções de preparação de motor. O dono do veículo pode instalar um kit turbo (R$ 1,8 mil) ou um kit nitro (R$ 2,2 mil pela colocação do kit, mais R$ 150 por recarga de Óxido Nitroso). Vale lembrar que no segundo caso, o aumento do desempenho só ocorre quando o sistema é acionado pelo motorista. A pessoa ainda pode optar por trocar o chip da injeção eletrônica e mexer no motor (retrabalhando válvulas e comando). O custo seria de cerca de R$ 1,3 mil. Quanto ao aumento de potência, num modelo Gol 1.6, com 98 cavalos originais, haveria um ganho de cerca de 30 cavalos nas três preparações. Também existem, é claro, serviços ainda mais complexos, que exigiriam a troca de vários componentes por peças de alta performance (cabeçote, chip, comandos, biela, pistões e virabrequim), o que poderia aumentar a potência para até 450 cv.

Edy Irvanir, gerente da Race Force, oficina de preparação em Curitiba.

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