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Jipinho está com melhor acabamento e mais silencioso

A versão FreeStyle, que traz motor 1.6 l flex de 111 cv de potência (utilizando álcool) com torque de 15,8 kgfm a 4.250 rpm, foi avaliada em um percurso rodoviário de aproximadamente 120 quilômetros. Durante o trajeto, foi possível perceber que o carro está mais esperto nas saídas graças à nova relação de marchas, reescalonada com a primeira e a segunda encurtadas em 15% e as demais relações alongadas em média 7%. Com esta mudança, segundo a engenharia da marca, é possível economizar até 30% de combustível.

O freio também foi recalibrado tornando o esforço sobre seu pedal 35% menor que a linha 2007. Percebe-se também a melhora do acabamento acústico do carro, que recebeu novas forrações no painel, nas caixas de rodas e no porta-malas. Nas versões XLT, FreeStyle e 4WD, o EcoSport recebeu pneus Pirelli Scorpion ATR 205/65/15, mais esportivos. As opções XL e XLS continuam com o Pirelli Cinturato P4 – também 205/65/15 –, antes utilizado em toda a linha.

1.6 XL R$ 49.680 a R$ 50.900

1.6 XLS R$ 53.470 a R$ 54.690

1.6 XLT R$ 55.920 a R$ 63.370

2.0 XLT R$ 63.000 a R$ 68.110

2.0 AT XLS R$ 61.340

2.0 AT XLT R$ 65.500 a R$ 68.110

2.0 4WD R$ 66.550 a R$ 69.160

Recife (PE) – Depois de quatro anos no mercado brasileiro e 180 mil unidades vendidas, o Ford EcoSport passa pela sua primeira reestilização. O utilitário compacto, que usa a mesma plataforma do Fiesta, já esta sendo comercializado em sua versão 2008 com preços entre R$ 49.680 e R$ 66.550. A Ford manteve as opções de motor, de maneira que o propulsor 1.6 Flex é oferecido apenas no câmbio mecânico, enquanto os modelos equipados com motor 2.0, a gasolina, podem ter câmbio manual ou automático.

As mudanças no visual se restringem à frente e traseira, mas são suficientes para alterar bastante a "cara" do EcoSport, que ficou com um visual parecido com os dos utilitários vendidos no mercado norte-americano. Na dianteira, os faróis ganharam um visual irregular, mas geométrico, e avançam sobre o capô e a grade dianteira. As luzes são de dupla parábola, e o pisca mudou de posição, da parte de cima da lateral para o meio, numa posição mais baixa. Na grade dianteira uma travessa em forma de H sustenta o oval Ford. O pára-choques também foi redesenhado e ganhou ressaltos em volta da placa, lembrando um quebra-mato. A tomada de ar fica debaixo do pára-choque e a sua grade deixa o radiador a vista. Na traseira, as mudanças se restringiram as lanternas que agora estão com elementos circulares.

O interior também ganhou novas formas e materiais, de certa forma inspirados na mudança feita no Fiesta, o que se pode notar no mostrador analógico de temperatura do motor e nível de combustível.

As entradas de ar são as mesmas do compacto, mas ganharam uma moldura exclusiva em plástico prateado. Por dentro, ainda há outras melhorias, como novos comandos do vidro elétrico e um porta-objetos sobre o painel, além de um botão de acionamento da tração 4x4 no centro do console para a versão 4WD. Já as versões de acabamento XLT e 4WD, além de novo volante, com melhor empunhadura, ganharam computador de bordo e controle do rádio na coluna de direção como itens de série. O computador informa temperatura externa, consumo médio, velocidade média, autonomia, consumo instantâneo e traz alarme de velocidade.

Se o interior do EcoSport ainda não é um ícone de acabamento, pelo menos já evoluiu bastante comparado com os primeiros modelos. E a Ford ainda alterou o sistema de fixação da tampa do bagageiro para amenizar o barulho, uma das maiores reclamações dos donos do modelo, segundo pesquisas realizadas pela marca.

As versões oferecidas são XL, XLS e XLT com câmbio manual e motor 1.6 flex de 111 cv; XLS 2.0 l automática de 138 cv; XLT 2.0 que rende 143 cv com caixa de marchas manual e 138 cv com câmbio automático e 4WD 2.0 manual com tração nas quatro rodas. A XL, mais simples das opções, traz ar-condicionado com aquecedor, direção hidráulica, ajuste de altura do volante e do banco do motorista e banco traseiro bipartido. Já a FreeStyle, baseada na XLT 1.6, um dos carros-chefes, com 40% das vendas atualmente custa R$ 55.920 e dá direito a ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, CD Player com MP3 e pára-choques na cor do veículo.

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