• Carregando...
 | Cesar ZardoDivulgação
| Foto: Cesar ZardoDivulgação

Quem passar pela região do Parque Barigui, em Curitiba, na manhã deste domingo (20) terá de reservar alguns minutos para apreciar um congestionamento de Ferraris a caminho do Espaço Bello’s Bar. O local será palco do 5.º encontro da Scuderia Ferrari Club Curitiba-Brazil, único clube oficial da marca na América Latina. 

O evento reservado a proprietários de Ferrari e de outros superesportivos, membros do clube e convidados (não será aberto ao público), acontecerá das 9h às 17h e reunirá mais de 40 exemplares da cultuada marca do cavalinho rampante. 

Alguns destes carrões, porém, poderão ser vistos mais tarde expostos nas dependências do Hard Rock Café, como mais uma atração do pré-lançamento do MS Trade Show - antigo Motor Show Curitiba, que terá entrada livre.

Os participantes do encontro de Ferraris também poderão sentir a adrenalina de pilotar um simulador 3D com um monoposto de F-1. Haverá ainda almoço, sorteio de brindes, exposição de lojas de vários segmentos e espaço kids, além de apresentação musical.

>> Curitiba é a capital brasileira da Ferrari

Monique PortelaGazeta do Povo

Destaques do evento

O Espaço Bello’s Bar receberá modelos de diferentes épocas. É caso da Ferrari Mondial 8, fábrica na década de 1980.  Com motor 3.0 V8, de 215 CV, o carro estava longe de ser o mais potente da época — atinge 230 km/h —, mas tinha (e mantém) seu charme.

Ferrari Mondial 8, da década de 1980.
Monique PortelaGazeta do Povo

Outro destaque, para deleite dos colecionadores, será o F512 M, de 1995. É o único exemplar rodando no Brasil de que se tem notícia. Vem equipado com motor 4.9 V12, de 440 CV, e vai de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos, alcançando 315 km/h.

>> Ferrari se rende à febre dos SUVs e lançará seu primeiro utilitário

Modelo raro, o F512 M é o único exemplar no Brasil.Monique PortelaGazeta do Povo

As Ferraris mais modernas também marcarão presença. É o caso do F12 TdF, lançado em 2016, e um dos modelos mais caros e rápidos da marca. Com motor 6.3 V12, de 780 CV, ele vai de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos e atinge mais de 340 km/h. O valor de um zero km no Brasil gira em R$ 5,5 milhões.

Modelo F12 TdF, um dos mais caros e rápidos da grife italianaMonique PortelaGazeta do Povo

Editorial de moda

Na comemoração de 70 anos da marca, no ano passado, o encontro anual realizou paralelamente um editorial de moda inspirado na Ferrari. “O resultado ficou tão interessante que irá se repetir”, Guilherme Scheneider, diretor da Forum Model. 

A direção é assinada por Alyson Michalski e a produção de moda por Victor Salvaro, ambos da Forum Model.  O editorial seguirá a mesma linha do ano passado e também usará as Ferraris para a composição das fotos,  registradas por Ricardo Oliveira.

>> Ferrari rara desaparecida por 40 anos é encontrada em galpão

Quarto maior maior do mundo

Scuderia Ferrari Club Curitiba-Brazil é o quarto maior do mundo e o segundo maior fora da Itália. São mais de 400 integrantes, não só do Paraná mas também de outros estados como Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso. E apenas  23 integrantes a menos do que o clube do Canadá, que ocupa o terceiro lugar.

Para participar do grupo, não precisa ser proprietário de uma Ferrari. “O clube nasce não para proprietários, nasce para torcedores apaixonados”, comenta o ítalo-brasileiro Walter Antonio Petruzziello, 66, fundador e presidente do clube.

A filiação custa R$ 150 por ano (mais taxas), o que dá direito a diversos mimos que vêm direto da fábrica de Maranello, na Itália. São fotos autografadas pelos pilotos, chaveiros numerados, cachecóis, mochilas, entre outros mimos.

Mas o que faz com que tantas pessoas sejam apaixonadas pela Ferrari? Para responder, Walter estende a faixa com dizeres do próprio Enzo Ferrari: “Você não pode descrever a paixão, apenas vivê-la”.

Quem quiser mais informações do clube e se associar, envie um e-mail para curitiba@scuderiaferrari.club.

Suhel Touchan (esq.), membro da Scuderia, e Walter Antonio Petruzziello, presidente do Scuderia Ferrari Club Curitiba-Brazil.Monique PortelaGazeta do Povo
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]