• Carregando...

Balocco (Itália) – Embora a Fiat ainda não confirme oficialmente, o Grande Punto – que já está com protótipos rodando no Brasil – será fabricado em Betim (Minas Gerais), utilizando a mesma plataforma do monovolume Idea. Além do hatch, haverá ainda uma exclusiva versão sedã do modelo para suceder o Marea. Com 4,03 m de comprimento, o Grande Punto encaixa-se entre os 3,83 m do Palio e os 4,25 m do Stilo, que passam por mudanças neste ano e continuam firmes na linha de produção.

Embora o forte do Grande Punto não seja a velocidade, a Fiat cedeu a pista de Balocco, no norte da Itália, para uma avaliação inicial do carro. O modelo cedido era uma versão com motor 1.4 a gasolina e quatro portas. No Brasil, no entanto, somente a versão quatro portas deverá ser produzida. Desenhado pelo famoso estúdio Italdesign-Giugiaro, em parceria com o Centro Stile Fiat, o estilo do Grande Punto se distingüe pelas linhas externas. A grade oval e os faróis lembram os superesportivos da Maserati.

Na traseira, as lanternas são elevadas e o seu logo, "p" de Punto, forma o desenho de uma pessoa ao volante. O interior é agradável e funcional. Com materiais de qualidade, o painel é em duas cores e alguns detalhes chegam até mesmo a lembrar o Palio nacional, como os botões de controle do ar-condicionado e a localização do acionamento dos vidros elétricos. A posição de dirigir, espaço interno e conforto dos bancos, com tecido em duas cores, dão personalidade ao carro, que peca apenas pela pouca capacidade do porta-malas com 275 litros.

Com um motor 1.4 que rende 77 cv a 6.000 rpm e torque de 11,7 kgfm a 3.000 rpm, o seu desempenho é bem similar ao do Palio. Assume com tranqüilidade o papel de carro urbano, arrancando com facilidade e pedindo um pouco de paciência nas retomadas. Com cinco marchas, as trocas são macias e de engates facéis. A sua boa área envidraçada favorece a visibilidade em manobras e os retrovisores dão um ar de esportividade ao carro.

O Grande Punto 1.4 atinge 165 km/h de velocidade máxima e leva 13,2 segundos para sair da imobilidade e chegar aos 100 km/h. Seu consumo na cidade, segundo a Fiat, é de 13 km/l. No entanto, a gasolina vendida na Europa faz a diferença.

Ficha Técnica

Motor - 4 cilindros em linhaCilindrada - 1.4Potência - 77 cv a 6.000 rpmTorque - 11,7 kgfm a 3.000 rpmCãmbio manual de 5 marchasPorta-malas - 275 litrosPneus - 175/65Vel. Máxima - 165 km/h

Veja também
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]