• Carregando...
 |
| Foto:

A fabricante russa de armas Kalashnikov é conhecida pelo lendário fuzil AK-47, considerada a arma de fogo mais usada do mundo. Mas decidiu expandir seus negócios. 

A empresa lançou seu primeiro automóvel elétrico e com um objetivo ambicioso: competir com a gigante norte-americana Tesla, que faz sucesso no segmento de propulsão verde.

Se já achou curioso uma fabricante de armas investir em carros, a história fica mais impressionante ao saber que o primeiro protótipo da marca, batizado de CV-1, é inspirado num modelo soviético dos anos de 1970! 

>> Volkswagen anuncia novo carro para aposentar o Gol

Isso mesmo, a novidade é baseada no Izh 2125, conhecido como Moskovitch 1500 Combi, que foi produzido de 1973 a 1997. Há, inclusive, elementos do projeto da época da Guerra Fria (URSS x EUA), como o visual que lembra a nossa VW Variant e as maçanetas de ferro. 

De novo o modelo cor azul bebê exibe a grade frontal e os faróis em formato horizontal, além das enormes rodas e a suspensão rebaixada. O resultado é um CV-1 que mistura estilo retrô com tuning.

A mecânica também é atual, com um conjunto elétrico no lugar do motor a combustão, capaz de desenvolver 122 cv e levar o veículo de zero a 100 km/h em apenas seis segundos. Já a bateria de 90 kWh possibilita uma autonomia de até 350 km.

>> Nova CNH vai virar ‘cartão de crédito’ e pode ter validade mais longa

A Kalashnikov adiantou que o CV-1, por enquanto, é apenas um conceito e que passará por um processo de evolução visual e de tecnologia para servir de base a modelos elétricos que serão produzidos no futuro. 

Realmente para quem admite que um dia irá rivalizar com a Tesla, fica difícil levar a sério com uma carroceria antiga e nada aerodinâmica para os dias de hoje. Ainda mais se tratando de um veículo elétrico.

Sem contar que a plataforma dos anos de 1970 provavelmente seria reprovada nos rigorosos testes de colisão feitos na Europa e nos Estados Unidos. 

Seria o mesmo que imaginar que um projeto dos anos 70, como VW PassatFord Corcel II ou Chevrolet Chevette, fosse capaz de peitar um modelo ultramoderno como os carros da Tesla apenas por receber uma propulsão elétrica, novos faróis e frade e rodas maiores?

>> Placa padrão Mercosul deve custar mais no Brasil que em outros países

O Model 3 da Tesla, por exemplo, roda até 500 km e acelera de 0 a 100 em 5,1 segundos. 

A empresa também anunciou que fará motos e bugues elétricos e híbridos. Não é a primeira vez que a  Kalashnikov se aventurou em outros negócios, tendo lançado de roupas e capas para celulares até um robô similar ao vilão de Robocop (1987).

O modelo Izh 2125, conhecido como Moskovitch 1500 Combi, que serviu de base para o CV-1. 
SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]