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Mito – "Nunca me aconteceu nada. Por isso não preciso usar o cinto."

Fato – Quatro entre cinco motoristas acidentados nunca tinham passado por este problema. Todos nós seremos envolvidos em um a cada 10 anos. Uma em cada 20 pessoas sofrerá um sério acidente e em cada 60 acidentes, um será fatal.

Mito - "Numa colisão, o cinto pode machucar meu corpo e deixar marcas roxas."

Fato - A chance de morrer é 25 vezes maior se o ocupante for lançado para fora do carro. O cinto evita que seja arremessado através do pára-brisa e atirado contra árvores, pedras ou outros veículos, arrastado pelo chão, ou ser pego por outros veículos e até pelo seu próprio. Além disso, as marcas roxas somem com o tempo, já a vida não volta mais...

Mito – "Posso ficar preso em caso de incêndio. É muito melhor estar livre quando ocorre um acidente."

Fato – Se a pessoa estiver usando o equipamento de segurança, muito provavelmente estará consciente depois de um acidente para se livrar e ajudar outros passageiros. Soltar o cinto é tão fácil quanto abrir a porta do veículo. Sem ele você corre um risco muito maior de desmaiar, ficando sem nenhuma condição de se defender.

Mito – "Não preciso do cinto. Em caso de acidente, posso me proteger com meus próprios braços."

Fato – A força do impacto à velocidade de 15 km/h é equivalente a de um saco de cimento de 90 kg caindo da altura do primeiro andar de um edifício. Já o impacto de um choque a 50 km/h corresponde a uma queda de um edifício de quatro andares. Não existe maneira dos seus braços ou pernas protegê-los neste tipo de colisão.

Mito – Sou um exímio motorista, não preciso do equipamento de segurança."

Fato - Não importa que se seja um bom motorista. Não é possível controlar o outro carro que pode vir em direção contrária, devido, por exemplo, a uma falha mecânica. Da mesma forma não há outro modo de se proteger de um mau motorista.

Mito – "Eu não preciso usar cinto quando estou dirigindo em baixa velocidade, nem em trechos curtos."

Fato – Em cada quatro acidentes, três ocorrem dentro de uma faixa de l0 quilômetros de casa. O número de colisões acontecidos em ruas das cidades é muito mais alto do que nas estradas.

Fonte:www.ui.jor.br

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