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Não há automóvel no mundo que reúna mais qualidades do que uma Ferrari. Beleza, design, velocidade, história e tecnologia.

São tantos atributos que fica difícil definí-la. Isso explica o glamour e a excentricidade que envolvem cada lançamento.

O mais recente evento "inesquecível" da lendária fábrica italiana incluiu Curitiba e Foz do Iguaçu na programação. A capital paranaense teve oportunidade, na segunda-feira passada, de contemplar a Ferrari 599 GTB Fiorano, o novo modelo de dois lugares que substitui a 575M Maranello (quatro lugares), produzida entre 1996 e 2005. Ontem foi a vez de Foz de Iguaçu.

A visita ao Paraná de dois exemplares, um azul e outro vermelho, integra o roteiro da Ferrari Panamerica 20.000 Miles, expedição que marca o lançamento mundial do cupê e cuja largada ocorreu no último dia 24 em Betim (MG). De lá, os veículos seguiram para Sete Lagoas (MG), Rio de Janeiro e São Paulo, até cruzar a fronteira paranaense. A epopéia ferrarista ainda passará pela Cordilheira dos Andes rumo ao Chile e subirá por Bolívia, Peru, Equador, Colômbia. América Central, México, Estados Unidos e Canadá. A chegada ocorre em Nova Iorque (EUA), no dia 17 de novembro. Serão percorridos 32 mil quilômetros por 16 países durante 84 dias.

Em Curitiba, as jóias do "cavalinho rompante" ficaram expostas por algumas horas no pátio da Case New Holland (subsidiária do Grupo Fiat). Tempo suficiente para entender o porquê de tamanha pompa.

O ronco inconfundível do motor, um V12 de 6.1 litros é derivado do superesportivo Enzo, porém, com alguns cavalos a mais. São 621 cv que faz dele o carro com motor dianteiro mais potente já feito em série. A caixa de marchas veio da Fórmula 1 e foi batizada de Superfast. Essa combinação faz a 599 ir de zero a 100 km/h em 3,7 segundos, alcançando 330 km/h de velocidade máxima.

Concebido com base numa versão curta da plataforma do 612 Scaglietti, o novo modelo associa o clássico e o moderno. O capô, por exemplo, ostenta uma enorme grade dianteira e duas saídas de ar – semelhantes a esportivos norte-americanos como o Corvette e o Viper. As mudanças dão um tom mais agressivo e futurista ao carro, que se completa com um extrator no pára-choques traseiro.

Os faróis possuem uma disposição vertical, como na 612. A maior curiosidade são as "barbatanas" que saem da coluna C até o fim da carroceria. No aspecto nostálgico, destaque para as rodas com o formato de estrela, muito populares em antigos modelos da marca. No interior, os bancos revestidos em couro têm apoios laterais em fibra de carbono. Já o grande conta-giros central oferece a escolha da cor de fundo, entre vermelho ou amarelo. Para completar, ela é a primeira Ferrari inteiramente construída de alumínio – chassi e carroceria.

A 599 custará cerca de 255 mil euros (R$ 607,5 mil) no mercado europeu . Preço que deve bater a casa do milhão no Brasil, quando chegarem os primeiros modelos em outubro, para o Salão do Automóvel de São Paulo.

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