Se nas pistas de Fórmula 1 Ferrari e McLaren travaram um duelo emocionante nesta temporada, fora delas a briga continua acirrada. As duas marcas acabam de lançar suas mais mais novas máquinas: a Ferrari FXX Evoluzione e a McLaren SLR 722 GT. Ambas, apresentadas na última segunda-feira, são versões derivadas de modelos superesportivos e foram projetadas para voar em circuitos espalhados pelo planeta.
O FXX é um programa criado pela fábrica italiana para o desenvolvimento de versões especiais do mítico Enzo. O projeto visa trabalhar junto a alguns felizardos e milionários donos de Ferrari para utilizar as informações adquiridas no desenvolvimento de novas tecnologias. No primeiro FXX, lançado em 2005, apenas 20 clientes puderam comprar o carro, homologado apenas para andar nas pistas de corrida, entre elas a de Fiorano, casa ferrarista
Os dois anos de provas apontaram espaço para melhorias no motor, câmbio, aerodinâmica e geometria de suspensão. Surge então a evolução do FXX. O V12 de 6.3 litros agora desenvolve a potência de 860 cavalos a 9.500 rpm, contra 800 cv do anterior; as trocas de marcha ocorrem em apenas 60 milissegundos 20 milissegundos a menos do que na versão anterior e o controle de tração pode ser ajustado pelo motorista entre nove programas de funcionamento. As rodas aro 19" com pneus especiais e freios de cerâmica passam a durar o dobro do tempo devido à nova geometria de suspensão e aerodinâmica. A Ferrari divulga uma redução de tempo de 2 segundos na volta da pista de Fiorano, em relação ao de 1 minuto e 18 segundos do protótipo original.
Além dos clientes, a marca do cavalinho também contou com um importante personagem no desenvolvimento do FXX até a versão Evoluzione: Michael Schumacher, heptacampeão mundial de F-1. Os números relativos à preço, velocidade máxima, acelaração de 0 a 100 km/h e torque máximos não foram divulgados pela montadora.
Já a McLaren SLR 722 GT é destinada ao mundo das competições. O modelo terá produção limitada a 21 unidades e tem preço estimado em 1 milhão de euros (cerca de R$ 2,5 milhões).
Em comparação ao modelo produzido em série pela Mercedes-Benz, o SLR 722 GT teve 400 componentes aperfeiçoados, entre eles, suspensão, sistema de freios e itens aerodinâmicos, como spoilers dianteiro e traseiros, grandes saias laterais, difusor de ar traseiro e o aerofólio. As rodas são de 18".
A AMG, divisão de alta performance da marca alemã, se encarregou de alimentar o bólido. O propulsor V8 de 5.5 litros recebeu mais 1.75 bar de pressão no turbo. Isso resultou em 680 cavalos de potência e 84,7 kgfm de torque. Na prática, significa velocidade máxima de 315 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em ínfimos 3,3 segundos.
Apesar de não se encontrarem nas pistas, as duas supermáquinas disputarão o imaginário dos fãs da velocidade.
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