O Ford Focus e o Honda Civic, ambos na versão 2012, que chegam em breve ao mercado nacional, passaram com nota máxima nos testes de impacto do IIHS (Insurance Institute for Highway) nos Estados Unidos. A avaliação tem padrões diferentes da Euro NCAP e por isso não podem ser comparadas, mas recentemente adicionou novos testes ao já existentes, o que melhora a certificação dos carros por eles avaliados.
Com o objetivo de manter as estradas e ruas seguras nos Estados Unidos, a instituição colocou a prova o sedã e o hatch com as novas regras de testes, que incluem o impacto no teto, em caso de capotagem, a exigência de controle de estabilidade (ESC) e maior proteção em caso de impacto traseiro. Os veículos também precisam ter boas ou ótimas avaliações nos impactos frontais e laterais. Ter como itens de série sistemas que podem contribuir para a segurança dos ocupantes conta pontos e isso ajudou o Honda Civic na hora da pontuação, por ter itens como o sistema de controle de tração e estabilidade, air bags do tipo cortina com duplo estágio, air bags frontais e, obviamento, o controle de estabilidade.
No caso do Focus, que viu na divulgação do resultado do IIHS a segunda premiação em crash test em menos de sete dias, contou a seu favor os sistemas de frenagem, uma nova geração de air bags, o controle de estabilidade da Ford AdvanceTrac que avisa o serviço de emergência em caso de colisão e o de monitoramento de pressão nos pneus. Foi levado em conta também o fato de a nova geração do Focus utilizar materiais mais leves e resistentes na estrutura do veículo.
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