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Vídeo| Foto: RPC TV

Desde abril, a versão mais vendida do Ford Focus, com motor 1.6, virou bicombustível e se transformou em modelo da linha 2008. Comercializado na opção GL, o hatch da Ford está com o preço de R$ 42.990 em Curitiba. Com 11.384 unidades vendidas no país em 2006, o hatch é o segundo médio mais vendido no Brasil. O primeiro é o Astra que emplacou 23.065 exemplares no mesmo período.

O carro produzido na Argentina ainda é o de primeira geração. A terceira será apresentada, em setembro, no Salão de Frankfurt, e será a sucessora da atual no mercado brasileiro, que não chegou a conhecer a segunda. Esta nova versão, no entanto, só deve aparecer no segundo semestre de 2008. Mas, por enquanto, com este novo motor o Focus está com o status de ser um dos carros com o melhor custo benefício do mercado. Com exceção da traseira que recebeu o adesivo Flex, a Ford não mexeu em seu visual que sofreu a última renovação estética em 2003. Já por dentro o carro mantém o bom nível de conforto, com espaço para acomodar bem até cinco ocupantes.

Seu acabamento é de qualidade sem rebarbas de plástico ou cantos vivos. O painel com desenho anguloso tem dois tons de cor e o quadro de instrumentos conta com uma luz de advertência que é a do reservatório de gasolina para a partida a frio. O porta-malas é grande para um hatch médio e pode ser aberto por dentro. A versão avaliada vem equipada com direção hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricos, ar-condicionado e banco do motorista com ajuste de altura.

Desempenho

Com apenas álcool no tanque, o motor 1.6 do hatch rende 112,6 cv de potência a 5.500 rpm. Se optar pela gasolina, o propulsor gera 105 cv, ganho de 3 cv em relação à versão anterior. O seu torque (força) também teve um pequeno aumento. O motor flex está com 15,1 kgfm (gasolina) e 15,9 kgfm (álcool) a 2.750 rpm contra 14,6 kgfm na mesma rotação do antigo motor. Traduzindo, o Focus mostra boa disposição já a partir de 2.500 rpm.

E só com álcool no tanque suas respostas são bem rápidas no trânsito, mesmo que o ar-condicionado esteja ligado. O motorista deve, no entanto, redobrar a atenção no que se refere a visibilidade traseira já que não é melhores. A receita do Focus é completada pela boa dirigibilidade, troca de marchas precisas e uma suspensão acertada. Pelos dados fornecidos pela Ford, a sua velocidade máxima é de 184 km/h com álcool e 180 km/h com gasolina, com aceleração de 0 a 100 km/h em 12,2 segundos e 12,8 segundos, respectivamente. Já em relação ao consumo, o carro com álcool faz 7,8 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada e, com gasolina, roda 12,3 km/l na cidade e 18,3 km/l na estrada.

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