• Carregando...
Ponte estreita: Na visão de Felipe Zanol, o mais recomendado seria rodar com a moto onde está a marca do pneu do carro. “Mas se você perceber que é possível passar pelo meio, essa é a melhor escolha”, conta o piloto mineiro, dizendo que toda vez que você encontrar uma ponte estreita, reduza a velocidade e alinhe a moto antes de passar por ela, porque o piso normalmente é mais escorregadio. “Se você deixar para corrigir uma trajetória em cima da ponte, a moto pode te jogar para fora”, explica Zanol | Divulgação/Renato Durães
Ponte estreita: Na visão de Felipe Zanol, o mais recomendado seria rodar com a moto onde está a marca do pneu do carro. “Mas se você perceber que é possível passar pelo meio, essa é a melhor escolha”, conta o piloto mineiro, dizendo que toda vez que você encontrar uma ponte estreita, reduza a velocidade e alinhe a moto antes de passar por ela, porque o piso normalmente é mais escorregadio. “Se você deixar para corrigir uma trajetória em cima da ponte, a moto pode te jogar para fora”, explica Zanol| Foto: Divulgação/Renato Durães
  • Trechos alagados: No caso de uma poça d’água ou rio com pouca profundidade, o motociclista aventureiro precisa apenas tomar cuidado para não aquaplanar, dosando o acelerador, com calma. Agora se o caminho tiver muitas pedras e escorregadio, é indicado passar ao lado da moto.
  • De pé: O terreno irregular tira o piloto de sua zona de conforto, e isso pode exigir uma pilotagem mais agressiva. No caminho o moto-aventureiro encontra pedras soltas, pisos irregulares e troncos.
  • Na terra: Pequenos ajustes podem melhorar a pilotagem em trechos de terra.
  • Frenagem: A técnica de dosar os freios dianteiros e traseiros é parecida com a utilizada no asfalto, mas na terra a atenção deve ser redobrada.
  • Levantando a moto: Agora se o tombo foi inevitável, tenha calma. A maneira mais eficiente de erguer a moto é mais simples do que se imagina. O certo é levantar pelo guidão mesmo, fazendo uma alavanca com o corpo para ficar mais leve. Antes disso é preciso verificar a condição da motocicleta. É normal
  • Sobre pedras: Subir e descer pedras também exige muito cuidado com a aceleração e embreagem, mas o piloto precisa levar em consideração que o piso pode estar escorregadio. A dica é ir devagar, com o pé próximo ao chão, sem deixar a moto embalar ou arrancar – principalmente quando for necessário superar trechos com pedras irregulares.
  • Subidas íngremes: O segredo é ter muito controle sobre o acelerador e
  • Na lama: Com piso escorregadio e com lama, a primeira providência é baixar a libragem dos pneus. Assim a moto estará mais equilibrada e oferecerá maior tração. Para pilotar a moto na lama o corpo do motociclista deve estar relaxando. Nunca faça acelerações ou frenagens bruscas
  • Declives de terra: Utilize sempre o freio-motor.

Um passeio de moto por regiões íngremes é um bom programa para quem tem espírito aventureiro e está disposto a explorar sua bigtrail. Encarar trechos alagados, com lama e com pedras soltas requer habilidade, mesmo com uma moto feita para transpor obstáculos em qualquer tipo de terreno. A Agência Infomoto convocou o mineiro Felipe Zanol, melhor piloto sulamericano na última edição do Rally Dakar 2012, para dar algumas dicas importantes. "São detalhes que podem fazer a diferença na hora do sufoco", explica Zanol. Para esta aula de pilotagem off-road, o piloto rodou com a Honda XL700V Transalp pela região do Parque Nacional do Itatiaia, na divisa dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Dicas importantes

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]