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O pagode com Arlindo Cruz acontece na quinta | Reprodução www.tcvultura.com.br/bembrasil
O pagode com Arlindo Cruz acontece na quinta| Foto: Reprodução www.tcvultura.com.br/bembrasil

São Paulo – Possuir a maior caçamba na categoria picape leve, com 1,81 m de comprimento, e também a maior a capacidade de carga, 750 kg, pareciam não ser atributos suficientes para tirar a Ford Courier da incômoda posição de lanterna entre os utilitários leves emplacados no Brasil. Na visão da montadora, faltava ao veículo oferecer um dos mais importantes atrativos de venda observados hoje no país, e presente nos concorrentes: a opção bicombustível.

A Ford tratou de adequar o seu produto a realidade de mercado e no início desta semana apresentou a Courier que agora pode ser abastecida com álcool e/ou gasolina. A exemplo do Fiesta, do EcoSport e do Focus, a picape pequena herda a motorização RoCam 1.6 Flex, que também passou por um ajuste para atender ao perfil dos consumidores. O propulsor, nas versões L e XL, recebeu calibrações para elevar seu torque, que agora é de 14,8 kgfm com gasolina e 15,6 kgfm com álcool (ambos a 4.250 rpm) – contra 13,5 kgfm do motor "monocombustível". A potência subiu para 96 cv (a 5.250 rpm) com gasolina, 1 cv a mais que o propulsor antigo, e de 107 cv (a 5.500 rpm) com álcool.

Segundo Wilson Vasconcellos Filho, gerente de Picapes da Ford, a tecnologia empregada aumentou a curva de torque em todas as faixas, principalmente em baixa rotação. Cerca de 90% do seu torque máximo é disponível a apenas 1.500 rotações. "Nosso foco é o cliente que está mais preocupado com o trabalho. Aquele que possui um pequeno negócio, além de frotista e serviços públicos", destaca o diretor.

Mesmo visual

Olhando para a nova picape, percebe-se realmente que a intenção da montadora foi apenas mexer debaixo do capô. Não há alterações visuais, exceto pelo selo "Flex" na tampa da caçamba, indicando a mudança de combustível. A Courier 2008 chega a rede de concessionárias Ford em Curitiba na segunda quinzena do mês com preços sugeridos próximos às atuais versões com motor a gasolina, ou seja, partirá de R$ 29,9 mil na versão de entrada, a L, até R$ 40,9 mil na completa XL, que dispõe de ar-condicionado, direção hidráulica, e roda de liga leve de série. Uma novidade é a adoção do sistema antifurto PATS para todas as versões de acabamento (L, XL, Van e Ambulância).

Alegando que apenas 1% do "mix" de vendas era equipado com air-bag, a Ford indisponibilizou as bolsas infláveis para a picape bicombustível.

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