Brasília - Embora o carro só deva chegar no mercado no fim do primeiro semestre, a Ford apresentou nesta quarta-feira (4) em Brasília o protótipo da nova geração do EcoSport.
O carro é o resultado de um projeto da Ford brasileira, criado em Camaçari, na Bahia. No entanto, como é destinado para mercados emergentes, também foi enviado para a Índia, que decidiu exibir o carro no Salão de Nova Déli, que abriu as suas portas para a imprensa nesta quarta.
O projeto do novo EcoSport foi muito bem conduzido pela Ford brasileira (com leve participação da Argentina). O desenho é moderno, limpo feito sobre a plataforma do New Fiesta -, e não vai deixar saudades do Eco atual que foi lançado em 2003. A apresentação deste protótipo, bem antes de seu lançamento oficial, faz parte de uma estratégia de marketing da Ford para avisar que o seu jipinho deverá voltar com força total. Afinal, a marca está preocupada com as vendas cada vez maiores do Renault Duster, que agora lidera entre os SUVs compactos.
No visual, o EcoSport é mais moderno que o Duster. No entanto, será difícil para a Ford manter o preço próximo do rival, que custa a partir de R$ 50.900. Caso o novo carro venha nesta faixa de preço deverá vir praticamente "pelado" e com grande número de opcionais que com certeza irão elevar bastante o seu preço.
A Ford não divulgou nenhum dado técnico do jipinho, mas já se sabe que ele terá os conhecidos motores 1.6 Sigma e 2.0 Duratec, este último com opção de tração 4X4. Há também novidades como faróis de LED, que provavelmente estarão na lista de opcionais. A nova geração do EcoSport é o primeiro produto global da Ford feito na América Latina e será vendido em mais de 100 países. Desde o seu lançamento, em 2003, o carro já teve mais de 750 mil unidades vendidas.
* O jornalista viajou a convite da Ford.
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