• Carregando...
O Honda Civic ganhou uma versão hatch, que será vendido apenas na Europa.  A novidade não tem nenhuma ligação com  o modelo que será lançado por aqui  ainda este ano | Roberto Massignan Filho/ Gazeta do Povo
O Honda Civic ganhou uma versão hatch, que será vendido apenas na Europa. A novidade não tem nenhuma ligação com o modelo que será lançado por aqui ainda este ano| Foto: Roberto Massignan Filho/ Gazeta do Povo

A cidade de Frankfurt, conhecida por ser um dos maiores centros financeiros da Europa, se torna a cada dois anos o centro das atenções no que se diz respeito a automóveis. No salão, que vai até 25 de setembro, estão sendo mostrados novos conceitos e tecnologias, como faróis de laser, carros elétricos e motores mais potentes e econômicos, que logo estarão ao al­­cance do consumidor brasileiro.

Confira as novidades lançadas em Frankfurt

Conheça a segunda geração do i30

A Volkswagen, uma das donas da casa, destaca o subcompacto Up!, novo modelo de vocação global que será vendido como carro de entrada em diversos mercados do planeta, inclusive no Brasil. Com motor 1.0 de apenas três cilindros, o carrinho será oferecido na Eu­­ropa nas opções com 60 cv ou 75 cv e repleto de tecnologia. A novidade fica por conta da apresentação de seis variantes do modelo, que po­­dem dar origem a uma nova gama futuramente. A mais inusitada de todas é a versão do Buggy Up!, cons­­truída de aço leve, moldado com alta tecnologia.

Além da nova geração da Ran­­ger, que em breve aparecerá no Brasil, a Ford revela o carro-conceito Evos, que traz as novas linhas da marca para os próximos cinco anos. A sua versão final será apresentada em janeiro de 2012 no Salão de Detroit (EUA). O conceito ainda vai inspirar um novo modelo para o nosso mercado. A marca lança ainda as versões esportivas do Focus ST e Fiesta ST, infelizmente só para o consumidor europeu.

A francesa Citroën confirmou que a linha de luxo DS, que deverá vir em 2012 para o Brasil, já está com outros modelos engatilhados – um sedã e um utilitário esportivo. Até então, ela contava apenas com os hatches DS3, DS4 e DS5. A perua DS5 será vendida em três versões de motorização na Europa, começando pelo 1.6 turbo de 155 cv ou 200 cv. Ela também terá uma versão híbrida.

A BMW,por sua vez, está lançando a nova geração do Série 1. A novidade é o motor 1.6 turbo com potências que variam até 170 cv. O carro está totalmente renovado e ganhou vincos proeminentes, grandes faróis e dianteira mais agressiva. Segundo informações da marca, carro chega ainda neste ano ao Brasil.

A Audi, que ocupa sozinha um enorme pavilhão, exibe o elétrico e esportivo R8 e-tron. A tecnologia utilizada neste modelo permite autonomia de 6 a 8 horas. O veículo vai de 0 a 100 km/h em 4s8. O motor produz 313 cv e 460 kgfm de torque. O R8, que pode viajar por 250 km com apenas uma carga, ainda mantém a cara esportiva dos outros carros da montadora, po­­rém movido a eletricidade. Outros modelos da marca previstos para o Brasil são os da nova linha S: o S4, S5, S7 e S8, incluindo as versões Limousine e Avant (perua).

A Fer­rari exibe a versão conversível da 458 Italia. Com um motor V8 de 4,5 litros e 570 cv, o superesportivo acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e atinge a velocidade máxima de 320 km/h. A montadora diz que o modelo será vendido por 198,8 mil euros na Europa (cerca de R$ 465,1 mil). Não há previsão de quando chegará ao Brasil.

A Fiat mostra a terceira geração do Panda. O modelo lançado na Itália em 1980 traz linhas mais ar­­redondadas e similares às do novo Uno vendido no Brasil. O Punto com atualizações no visual vai aparecer por aqui em 2012. A Honda exibe o no­­vo Civic europeu na versão quatro portas. Ele terá motores a gasolina (1.4 e 1.8) e a diesel (2.2 e 1.6). Este Civic não tem nenhuma ligação com o nosso modelo nacional que será lançado no fim do ano como linha 2012.

A sul-coreana Hyundai aproveita a mostra alemã para lançar a nova geração do hatch i30. O carro ficou com visual ainda mais agressivo e envolvente. Existe uma grande possibilidade de desembarcar no Brasil em 2012 já usando um motor flex. O i30 foi o primeiro carro da em­­presa a ser lançado com o prefixo "i", que introduziu uma nova era de design mundial entre os automóveis. O Porsche 911 é o esportivo mais emblemático da indústria alemã e chega à sexta geração man­­tendo a forma básica que o acompanha desde a primeira. Ocor­­reram apenas pequenas mudanças nas versões Carrera e Carrera S e sob o capô o motor reduziu sua capacidade de 3,6 para 3,4 litros, enquanto a potência pulou de 346 para 350 cv.

Pelo lado da Opel, o novo Za­­fira foi um de seus destaques. O monovolume, que chega a sua terceira geração, também será comercializado pela Vauxhall e Che­­vrolet. Em nosso mercado, a montadora não revela, mas a minivan deve aparecer aqui apenas no terceiro trimestre de 2012. A Mer­cedes-Benz está com o novo Classe B, que pelas suas informações está mais ágil e eficiente do que a geração anterior, ainda com o mesmo conforto e espaço.

Outro modelo revelado é o novo SLS AMG Roadster. Com motor V8 AMG de 6,3 litros, acoplado a uma caixa de sete velocidades, o conversível é um verdadeiro bólido. Nova geração do Twingo e os elétricos Fluence e Kangoo, que em breve serão lançados na Europa, são os carros exi­bidos com pompa pela Renault.

O jornalista viajou a convite da Anfavea

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]