O primeiro argumento para te convencer a não descer uma serra ou ladeira com o carro na banguela reside na segurança.
Ao descer com o carro engatado, você não sobrecarregará os freios, já que o freio-motor ajudará a segurar o veículo. Se precisar parar em uma situação de emergência, o espaço percorrido será bem menor - o que pode ser a diferença crucial entre um acidente leve ou grave.
Usando o ponto morto, você também sacrifica os freios, já que estará o tempo todo com o pé no pedal. Isso gera atrito e calor em níveis mais elevados - o que pode acarretar em fadiga -, e também reduz a vida útil dos componentes do sistema de freio.
Além de inseguro e nocivo ao freio, optar pela banguela faz o consumo de combustível subir - ao contrário do muitos pensam, não é uma medida em prol da economia.
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A maioria dos veículos funciona com injeção eletrônica. Ao descer engatado, o módulo entende que você está em desaceleração e entra no modo ‘cut off’, fechando a abertura dos bicos injetores. Desengrenado, o módulo sempre utilizará por padrão uma mistura rica, com mais combustível.
Portanto, jamais desça uma ladeira ou serra no ponto morto: você estará correndo maior risco de acidente e estará jogando combustível fora.
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