• Carregando...

Para quem tem um carro popular, a má notícia é que a garantia total acima de um ano ainda não chegou a este segmento, sendo oferecida apenas a modelos nacionais compactos premium, médios (hatchs, peruas e sedãs), jipes e picapes. Gerentes de concessionárias de Curitiba garantem que, ao menos nestes segmentos, a garantia estendida acaba sendo um diferencial na hora do consumidor fechar o negócio.

"Fica mais fácil de vender um modelo, pois o cliente tem a segurança de que não vai precisar se preocupar com um eventual problema por um período prolongado", salienta José Eduardo Demasi Bastos, gerente de novos da Sulpar, concessionária Toyota em Curitiba, que oferece três anos de garantia para toda sua linha. Gilson Poloni, gerente de novos da revenda Citroën Boulevard, marca francesa que oferece dois anos de garantia para seus nacionais, salienta ainda que a proteção extra também é uma forma do fabricante atestar que a qualidade de seus automóveis está acima da média.

Mas um alerta. Não adianta adquirir um carro novo com mais de um ano de garantia (ou mesmo os tradicionais 12 meses), se o proprietário não se preocupar em fazer as revisões obrigatórias dentro dos prazos. Edenilson Reinhardt, supervisor de vendas da Niponsul, concessionária Honda em Curitiba, que oferece garantia de dois anos para seus nacionais, explica que as montadoras até dão uma tolerância quando o dono do veículo ultrapassa a quilometragem indicada para alguns serviços (como troca de óleo, por exemplo). Mas em relação as revisões com prazo determinado, pode haver perda da garantia devido ao "esquecimento" do cliente. Por conta disso, Reinhardt recomenda que os motoristas sempre leiam no manual do proprietário as datas de revisão.

Opções

Dos 21 nacionais com garantia acima de um ano, apenas cinco veículos têm o benefício estendido para três anos. A pioneira foi a Toyota que hoje oferece a proteção extra para os modelos Corolla, Fielder, Hilux e Hilux SW4. Fora estes modelos da marca japonesa só o novo Chevrolet Vectra também tem três anos de garantia total. Vale lembrar que a Volkswagen divulga que a maior parte de sua linha tem garantia de três anos, mas na realidade a cobertura vale apenas para o motor e a transmissão. Ou seja, os demais itens do carro tem garantia de um ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]